Paraná

Edição 245

Editorial | Não faz sentido o PIB crescer e o salário encolher

Classes dominantes aumentaram os níveis de exploração sobre o povo, concentrando mais riqueza e aumentando a miséria

Curitiba (PR) |
Editorial da edição 245 do Brasil de Fato Paraná - Getty Images

Nos próximos dias, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciará, oficialmente, os dados relativos ao Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil, referente ao ano de 2021. Estimativas apontam para crescimento em torno de 4,7%. Em si, este dado parece bom, mas quando comparado ao momento do país e à situação do povo brasileiro, ele é desastroso.

Isso porque em 2020 – primeiro ano da pandemia – o PIB brasileiro teve queda de 4,5%. Sendo assim, o PIB estagnou, se levarmos em conta os anos de 2020 e 2021. O que já é ruim fica ainda pior, ao acrescentarmos o elemento da inflação oficial de 2021, que foi superior a 10%.

A vida do povo brasileiro está cada vez mais difícil. A taxa de desemprego é alta, assim como de desalentados e de empregos em situação precária (informalidade e baixos salários). O custo de vida é insuportável, com alta dos preços nos alimentos, combustíveis e gás de cozinha. As tarifas de energia elétrica, água, saneamento e transporte público explodiram. Efeito direto disso é o aumento da fome e uma grande inadimplência.

Quando o PIB cresce e o salário encolhe é porque as classes dominantes aumentaram os níveis de exploração sobre o povo, concentrando mais riqueza e capital, aumentando a miséria e precarização da vida dos brasileiros.

 

:: Contribua com a campanha permanente de apoio ao Brasil de Fato Paraná ::

Edição: Pedro Carrano