Paraná

ÁGUA

Rádio Plantô, Brotô! | Cuidar da água é garantir a vida - Tá no ar o Ep.10

Quais ações podem ser adotadas para garantir a preservação de fontes, rios e mananciais?

Paraná |

Ouça o áudio:

Ouça e baixe grátis o episódio 10 - Divulgação

Os estados da região sul atravessam o maior período de estiagem dos últimos tempos, trazendo sérios prejuízos na produção de alimentos. E qual é o setor que mais consome esse bem natural no Brasil? Dados da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, a ANA, mostram que em 2019, a agricultura consumiu cerca de 50% da água, com a irrigação das lavouras. Ah, e o Paraná é o estado que puxa essa fila.

Para tentar entender qual a situação das águas no nosso país, apresentamos o 10.º episódio da Rádio Plantô, Brotô. Nesta edição, vamos abordar como historicamente o agronegócio, que segue o modelo da revolução verde com o desmatamento e uso intensivo de agrotóxicos, contribui para a destruição desse bem natural, e como a agroecologia é a saída para garantir a preservação das fontes, rios e mananciais.

Nosso convidado Luiz Freire, agricultor familiar ecológico e integrante da Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural (ASSESOAR), de Francisco Beltrão, região sudoeste do Paraná, nos ajuda a entender esse contexto. Ele destaca também como ações simples e tecnologias sociais, como a construção de cisternas, podem contribuir na captação e proteção das águas.

Ouça e baixe: https://url.gratis/GnVxqz 

 

Edição: Lucas Botelho