Paraná

Gratuito

Museu Paranaense promove debate sobre arte, natureza e colonização

Evento acontece no sábado (19), às 17h, em Curitiba

Curitiba (PR) |
Evento é gratuito. Liberação dos lugares será a partir de 16h30, por ordem de chegada - Foto: Isabella Matheus/Pinacoteca de São Paulo

O Museu Paranaense (Mupa) promove, no sábado (19), a mesa redonda “Nessa terra, em se plantando, tudo dá: diálogos sobre arte, natureza e colonização”. A mesa terá participação da curadora Fernanda Pitta e do artista Jaime Lauriano. A atividade integra a programação geral do programa público denominado “Se enfiasse os pés na terra: relações entre humanos e plantas.”

A fala da curadora Fernanda Pitta parte da seguinte indagação: e se pudéssemos pensar as relações entre arte e natureza no Brasil, ou pelo menos em alguns dos capítulos dessa história, como perpassada por processos não só de colonização, mas também de autocolonização? Serão abordadas as contradições do processo de colonização do território brasileiro e seu impacto sobre as artes visuais brasileiras.

O diálogo que o artista Jaime Lauriano pretende ter com o público possui como ponto de partida a sua obra que dá título à mesa: "Nessa terra, em se plantando, tudo dá", de 2015. Hoje parte do acervo da Pinacoteca de São Paulo, a obra consiste em uma muda de pau-brasil, que cresce dentro de uma estufa até que as suas raízes e galhos destruam a própria estrutura que permite o crescimento da muda.

A violência imposta sobre a arquitetura da estufa alude às violências aplicadas aos povos nativos da América Latina com o processo de colonização. Ao destruir a estrutura que a contém, a muda de pau-brasil estará fadada à sua própria destruição, condicionando assim a sua existência ao seu aprisionamento.

Como participar

Para participar da mesa redonda não é necessário inscrever-se previamente. A liberação dos lugares será a partir de 16h30, por ordem de chegada, até completar a capacidade do local.

O Mupa está localizado na Rua Kellers, 289, Alto São Francisco, em Curitiba.

 

:: O jornalismo profissional precisa de você para continuar existindo! Apoie o Brasil de Fato Paraná! :: 

Edição: Lia Bianchini