A Rede Sementes da Agroecologia (ReSA), anuncia o lançamento do Balaio da Semente Crioula: Arte, Cultura Popular e Agrobiodiversidade.
No balaio de palha trançado por mãos pintadas pela terra, se carrega alimento do bom. A produção da roça, as sementes crioulas. As tramas carregam também a representação da cultura popular e camponesa. E, assim, trazendo esse majestoso instrumento de trabalho e partilha, apresentamos o nosso Balaio da Semente Crioula: Arte, Cultura Popular e Agrobiodiversidade.
Esse balaio foi trançado e ganhou forma a partir do chamado artístico cultural feito pela ReSA em 2021, aos artistas populares de todos os cantos desse país. O convite foi para compartilharem suas manifestações culturais que expressam a luta pela preservação das sementes crioulas, o acesso à terra, a produção de comida de verdade no campo e nas cidades, a alimentação saudável e a vida camponesa.
Assim, em cada página desse material você verá quão bela, vasta e diversa foi a colheita! Poesias, composições, músicas, pinturas e ensaios fotográficos colorem e dão vida ao balaio da arte, cultura popular e agrobiodiversidade, graças às mãos talentosas de mulheres, homens, juventudes e artistas populares que, através da sua essência e da sua capacidade de criar, materializam a luta do povo brasileiro em cada palavra, traço e olhar.
Deixamos aqui nosso profundo agradecimento a todas as pessoas que seguem resistindo, lutando diariamente pela arte e a cultura brasileira em todas as suas dimensões.
Para você, querida leitora e leitor, se sinta mais que à vontade para desfrutar dessa saborosa colheita. A cultura popular só se faz e se mantém em comunidade.
Acesse e baixe o Balaio https://resaagroecologia.com.
Ótima leitura!
Edição: Lucas Botelho