Ensino superior

Inscrições para o Sisu começam nesta terça-feira (15)

Interessados poderão se inscrever até a próxima sexta-feira (18); primeira chamada será divulgada no próximo dia 22

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 22 de fevereiro - Agência Brasil

As inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam nesta terça-feira (15) e seguem até a próxima sexta-feira (18). 

Continua após publicidade

O Sisu permite que estudantes com melhores desempenhos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) conquistem vagas em universidades públicas.

Como participar?  

Para se inscrever, o estudante deverá necessariamente ter participado do Enem de 2021 e não ter zerado a redação. 

No ato da inscrição, no site do Sisu, o candidato deve escolher até duas opções de vaga em cursos e instituições de ensino participantes do sistema, podendo concorrer por meio das vagas de ampla concorrência ou entre aquelas reservadas a políticas de ações afirmativas.   

Após o primeiro dia de inscrição, o Sisu disponibilizará a nota de corte de cada curso das instituições, que será atualizada frequentemente, conforme mais inscrições são contabilizadas.   

Além disso, é possível modificar as opções até o encerramento das inscrições. Ainda assim, o ideal é que os interessados não deixem para a última hora para fazer as inscrições, pois são poucos dias para escolher a vaga que se pretende cursar na graduação. 

Acompanhe também: Educação e Trabalho concentram cortes de Bolsonaro; veja quanto cada ministério perde em 2022

Resultado e matrícula 

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 22 de fevereiro e poderá ser consultado por meio do boletim do candidato, na página do Sisu, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800-616161. 

O período de matrícula é de 23 de fevereiro a 8 de março. O estudante deverá buscar a instituição de ensino na qual foi selecionado para verificar os trâmites da matrícula, como entrega de documentos, períodos e horários e demais procedimentos. 

O Ministério da Educação recomenda que os estudantes fiquem atentos aos dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seus próprios editais. 

Leia também: Reforma do ensino médio vai dar “menos escola a quem mais precisa”

Lista de espera 

Mesmo quem não for selecionado nesta etapa poderá manifestar interesse por meio da lista de espera do Sisu entre os dias 22 de fevereiro e 8 de março. As instituições vinculadas ao programa vão utilizar a listagem de maneira prioritária para preencher vagas que não forem ocupadas na chamada regular. 

Para se inscrever na lista de espera, basta acessar o sistema durante o período especificado e clicar no botão referente à confirmação de interesse em participar da lista de espera. O resultado sai no dia 10 de março. A convocação será feita diretamente pelas instituições de ensino. 

Para mais informações sobre o Sisu, acesse: sisu.mec.gov.br

Edição: Daniel Lamir e Douglas Matos