Rio Grande do Sul

SERVIÇO PÚBLICO

Servidores da Defensoria Pública do RS suspendem greve após acordo

Decisão foi tomada após Assembleia realizada neste sábado (5); servidores buscam modernização do plano de carreira

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Conforme apontou o coordenador-geral do SINDPERS, Thomas Vieira, os servidores consideraram satisfatórias as propostas da instituição - Foto: Ana Lisboa/Ascom DPERS

Foi suspensa a paralisação dos servidores da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), que iniciaria nesta segunda-feira (7). A decisão foi tomada em Assembleia Geral ocorrida na manhã deste sábado (5), após a categoria aceitar um acordo proposto pela administração da instituição.

Na última sexta-feira, a direção do Sindicato dos Servidores e Servidoras da Defensoria Pública do RS (SINDPERS) e o comando de greve se reuniram com a administração da Defensoria Pública para discutir um possível acordo para evitar a paralisação. O encontro foi intermediado pelo presidente da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do RS (ADPERGS), Mário Rheingantz. 

Na ocasião, a Defensoria Pública se comprometeu em ampliar os esforços pela aprovação do Projeto de Lei 146/2021, que trata da modernização da carreira dos servidores. A DPE/RS também se comprometeu em estudar a viabilidade financeira dos demais pleitos da categoria.

Conforme apontou o  coordenador-geral do SINDPERS, Thomas Vieira, os servidores consideraram satisfatórias as propostas da instituição. "A Assembleia Geral desta manhã entendeu que a sua principal reivindicação, que era ter o compromisso da administração com a aprovação do PL 146/2021, foi atendida", afirmou.

Outro fator que pesou na decisão dos servidores foi uma liminar obtida pela Defensoria Pública, que impunha uma multa diária de R$ 20 mil caso o sindicato promovesse atos e impedisse a entrada de servidores nas sedes do órgão. 

Os servidores vão reavaliar o movimento pela aprovação do seu plano de carreira em nova Assembleia Geral, marcada para o dia 19 deste mês. Neste dia também será discutido o andamento dos compromissos firmados pela Defensoria Pública. 


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira