Distrito Federal

Agenda Cultural

Confira as atividades culturais para este final de semana no DF

Entre as atrações está a exposição "Hospitalidade" no Museu Nacional da República.

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Instalação de Cecília Lima em exposição no Museu Nacional - Divulgação

A Exposição reúne obras de Cecília Lima, Raíssa Studart e Cléber Cardoso Xavier, realizadas durante residência artística em Olhos D'Água (GO), que foi inspirada na coleta de objetos e no convívio com a população da região. 

"Hospitalidade" passa por três fases. A primeira é a residência em si, a segunda deságua numa exposição coletiva dos artistas em algum lugar de Brasília, de Goiânia ou do próprio povoado Olhos D’Água, e a terceira e última fase é a exposição individual simultânea, que nesta edição é no Museu Nacional da República.

Imersos no povoado de Olhos D’Água, no município de Alexânia, os artistas nutriram-se da hospitalidade da também artista Suyan de Mattos, que tem lá sua casa-ateliê, dublê de refúgio para finais de semana. Suyan atua também como curadora e coordena a residência e seus desdobramentos.

Exposição Hospitalidade 

Até 06 de fevereiro

Sextas, sábados e domingos, das 9h às 17h

Evento gratuito

SCTS, Lote 2 - Museu Nacional da República (Galeria Térreo)

:: Exposição na Ceilândia “O cair é do homem mas o encantar é da travesti” tem acesso gratuito ::

Aulas de Teatro


Oficina Circo Íntimo inicia aulas no dia 2 de fevereiro / Foto: Mari Mattos

A Oficina Circo Íntimo recebe matrículas para aulas de teatro presenciais sob comando dos diretores e professores Abaetê Queiroz e Juliana Drummond.

As aulas começam no dia 2 de fevereiro para a turma com aulas às segundas e quartas-feiras. E para a turma que recebe as aulas aos sábados, a primeira aula será em 5 de fevereiro. Com protocolos de segurança sanitária e adaptação ao distanciamento social e uso de máscara, o curso será realizado no Teatro Mapati.

“Nosso curso é próprio da presença, para que os alunos sintam de todas as formas o que é o fazer teatral, principalmente os princípios do teatro físico, que usa o corpo todo como instrumento. Resgatar a fisicalidade é muito importante neste momento”, avalia a diretora Juliana.

Em atividade ininterrupta desde 2001, a Oficina Circo Íntimo faz parte do circuito de formação, pesquisa e difusão do teatro brasiliense. Concebida e dirigida por Abaetê e Juliana, o curso aplica, desenvolve e amplia o Método do Reflexo, criado por Oswaldo Montenegro e Deto Montenegro.

Oficina Circo Íntimo

Início dia 02 de fevereiro

Matrículas

Informações: (61) 99606-5615 

SHCGN 707, Casa 13, Asa Norte - Teatro Mapati

Leitura dramática


Evento acontecerá de fevereiro a novembro, sempre às terças feiras, seguindo protocolos de segurança / Foto: Acervo de OSDRAMÁTIKOS

Dia 1º de fevereiro estreia a nova temporada presencial do ciclo de leitura dramática OSDRAMÁTIKOS, no Teatro Sesc Garagem.

O evento acontecerá de fevereiro a novembro, sempre às terças feiras, seguindo protocolos de segurança. Será exigido o comprovante de vacinação (2a dose ou dose de reforço), uso obrigatório de máscaras, mesas exclusivas e distanciadas e capacidade de público reduzido.

O elenco, formado por Abaetê Queiroz, André Araújo, Bárbara Gontijo, Juliana Drummond, Leo Gomes, Eduardo Moraes, Márcio Minervino e Rosanna Viegas, se revezará para interpretar os vinte um textos teatrais.

Para começar, a peça lida será "Liberdade, liberdade" de Millôr Fernandes e Flávio Rangel, um dos maiores clássicos do teatro brasileiro. Nela, os autores procuraram dar conta de diversos contextos de falta de liberdade, elencando autores que viveram na antiguidade, no contexto das revoluções liberais e no século XX, sob diversos regimes políticos.

OSDRAMÁTIKOS

De 01 de fevereiro a 29 de novembro

Terças-feira às 20h

Ingressos a partir de R$ 10,00 (pelo Sympla)

SEPS 713/913, Via W4 Sul, Asa Sul - Teatro Sesc Garagem

Cinema Fantástico


III Festival Internacional de Cinema Fantástico de Brasília encerra no domingo, 30 / Divulgação

Neste domingo, 30, termina o III Festival Internacional de Cinema Fantástico de Brasília, em formato presencial e online, no CCBB Brasília.

O evento inclui oficinas infantis e sessões de curtas e longas na área externa coberta do centro cultural, e mostra online competitiva com acesso gratuito por plataforma de streaming.

É um passeio pelos subgêneros do cinema fantástico: horror, ficção científica, fantasia e outras variações e que tragam à luz temas intrigantes para as novas gerações. Na programação, além de mostra brasileira, há um recorte internacional com participação de mais de trinta países.

O cinema fantástico fascina plateias desde os primórdios da sétima arte. Basta lembrarmos do pioneirismo de Viagem à Lua (1902), de Georges Méliès, ou dos assustadores protagonistas do Expressionismo Alemão em obras como O gabinete do Dr. Caligari (1920), O Golem (1920) e Nosferatu (1922) ou sucessos consagrados pelo grande público como Guerra nas Estrelas (1977), de George Lucas.

:: Cine Brasília exibe filmes premiados na última edição do Festival de Cinema ::

III Festival Internacional de Cinema Fantástico de Brasília

Até 30 de janeiro

Programação completa

Evento gratuito

SCES, Trecho 2, Asa Sul - CCBB Brasília

Estreia

Em cartaz "O Cotidiano Surreal da Família Rebote", o novo espetáculo do Circo Rebote com apresentações transmitidas pelo YouTube.

Vídeo arte que traz para as telinhas, de maneira lúdica e divertida, o cotidiano de uma família circense em pleno isolamento. As transmissões acontecem até domingo, sempre às 19h, com classificação livre.

Criada pelos acrobatas e palhaços Atawallpa Coello e Erika Mesquita, Circo Rebote nasceu em 2004 com a proposta de criar shows para serem apresentados na rua, no teatro e no circo. Sempre pesquisando a transversalidade entre diferentes linguagens artísticas, a dupla criou espetáculos repletos de personagens excêntricos, acrobacias, comédia e música ao vivo.

Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, pelo edital FAC Apresentações On-line. 

Espetáculo O Cotidiano Surreal da Família Rebote

Dias 28, 29 e 30 de janeiro

Sexta a domingo, às 19h

Evento online e gratuito

Transmissão pelo Youtube

SEGUE EM CARTAZ

Exposição Sinta-se

Até 29 de janeiro

De segunda à sexta-feira das 8h às 19h, e Sábados de 8h às 12h

Evento gratuito

SHCGN 708/709, Entrada 30, Subsolo, Asa Norte - Underground Coworking

Exposição Na Estrada

Até 30 de janeiro 

Terça a sábado, das 10h às 20h, Domingo, das 10h às 19h

Evento gratuito

CRS 508, Bloco A, Asa Sul - Espaço Cultural Renato Russo

Inscrições para o Rockin’1000

Até 30 de janeiro

www.rockin1000.com.br

Informações: (61) 98332-1806

Exposições Quanto Café

Até 31 de janeiro

De segunda a domingo, das 12h às 21h

Evento gratuito

CLN 103, Bloco A, Asa Norte - Quanto Café

Exposição Macedônia

Até 06 de fevereiro

Sexta, sábado e domingo das 9h às 17h

Evento gratuito

SCTS, Lote 2 - Museu Nacional da República (Sala 2 do Térreo)

11ª Jornada Literária do DF

Até março

Programação completa

Evento on-line e gratuito

Transmissões pelo Youtube

Exposição Fora dos Planos

Até 06 de março

De Sexta a Domingo, das 9h às 17h

Evento gratuito

Setor Cultural Sul, Lote 2 - Museu Nacional da República

Meio Ponto

Toda segunda-feira, às 10h

Conteúdo on-line

Transmissão: Instagram, TikTok, YouTube e Facebook

Informações: (61) 99156-7979

*Pedro Caroca é ator, produtor e gestor cultural na V4 Cultural é colaborador do Brasil de Fato na editoria de Cultura

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino