Paraná

Pandemia

Com chegada da ômicron, mais de 17 mil paranaenses buscaram a primeira dose em janeiro

Pessoas que não se vacinaram na data indicara buscam vacinação agora, com aumento da disseminação do vírus

Curitiba (PR) |
É como se toda a população de Cerro Azul, na Região Metropolitana de Curitiba, não tivesse se vacinado na data correta - Giorgia Prates

A chegada da variante ômicron ao Brasil e o primeiro caso confirmado no Paraná, no último dia 12, alteraram a percepção de alguns paranaenses que ainda não haviam se vacinado contra a covid-19. Do dia 1º ao dia 14 de janeiro, 17.975 pessoas foram até postos de vacinação no estado em busca da primeira dose da vacina. Comparando, é como se toda a população de Cerro Azul, na Região Metropolitana de Curitiba, não tivesse se vacinado na data correta.

Esses paranaenses poderiam ter se imunizado antes, já que o último público a ser liberado em 2021 – adolescentes com idade entre 12 e 17 anos – teve as primeiras doses aplicadas em setembro. Entretanto, preferiram não ir até os postos de vacinação na data indicada. Agora, é possível que, por conta da iminência de aumento na disseminação da nova cepa do vírus, tenham optado por se vacinar.

“Depois da chegada da variante ômicron, estamos acusando a realização de várias doses de vacina em paranaenses que não tinham tomado sequer a primeira [dose]. Talvez tenha servido de susto, ou talvez não tenha servido de susto mas seja também parte desse convencimento”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A variante ômicron é cerca de duas ou três vezes mais transmissível que a delta e tem muita semelhança com a transmissão do Sarampo.

Transmissão comunitária da ômicron

Segundo a Secretaria de Saúde, já existe transmissão comunitária da nova variante no Paraná. Os dados podem ser constatados pela evolução de diagnósticos positivos em janeiro. Somente nos primeiros 18 dias, foram identificados 106.266 infectados. Como comparativo, em dezembro, o total foi de 9.262.

O número de casos no começo deste ano se assemelha a janeiro de 2021, no início da vacinação, que registrou 119.906 durante o mês todo. A média móvel dos casos teve um salto de 1.174,8% em relação aos 14 dias anteriores, na casa de 9.293 por dia.

“Por isso a necessidade de fazer rapidamente chegar ao braço dos paranaenses a vacina da dose de reforço, a vacina da segunda dose e, àqueles que ainda insistem em não tomar a vacina, vai mais um apelo em tentativa de convencimento: que procurem as unidades básicas de saúde para tomar a primeira dose”, reforçou Beto Preto.

Até o momento, o Paraná possui 92 casos confirmados da variante ômicron, sem registro de óbitos.

Edição: Lia Bianchini