Distrito Federal

Mobilização

Servidores realizam ato em Brasília por reajuste salarial e contra a PEC 32

A mobilização que acontece nesta terça-feira (18) tem início às 10h em frente ao Banco Central

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
As entidades sindicais de representação da categoria planejam ainda outras atividades para o mês de fevereiro e discutem um indicativo de greve em março. - Marcos Freitas

Servidores públicos de todo o país iniciam a partir desta terça-feira (18) uma série de mobilizações referentes à campanha salarial da categoria. Em paralelo, os trabalhadores dão continuidade à luta contra a Reforma Administrativa, também conhecida como PEC 32.

A categoria denuncia que desde o início do governo Bolsonaro está sem reajuste salarial. Nesse sentido, amanhã, às 10h, as trabalhadoras e trabalhadores do funcionalismo se reúnem em frente ao Banco Central para reivindicar a recomposição da inflação acumulada nos últimos três anos. A exigência faz parte da Pauta de Reivindicações dos servidores que será entregue para o governo ainda na terça-feira.

:: Servidores x Governo Bolsonaro ::

Durante a tarde, os trabalhadores voltam a se reunir, às 14h, em frente ao Ministério da Economia (Bloco P) para dar sequência à mobilização dos servidores.

As entidades sindicais de representação da categoria planejam ainda outras atividades para o mês de fevereiro e discutem um indicativo de greve em março.

Reforma Administrativa

A proposta da PEC 32, que pode ser votada a qualquer momento pelo Congresso Nacional, traz grande preocupação aos servidores, além de ampliar as possibilidades de contratação sem concurso, ataca os serviços públicos e os direitos dos trabalhadores.

O texto da Reforma Administrativa autoriza ainda a redução de jornada e de remuneração para futuros servidores e possibilita a extinção de cargos com desligamento do servidor. Diante da situação, a categoria também vai protestar contra a medida que provoca danosas consequências para os servidores e o serviço prestado à população.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino