Paraná

Vacinação infantil

Saiba como e quando será a vacinação infantil contra covid-19 no Paraná

Curitiba inicia o cronograma na próxima segunda feira (17) de crianças com comorbidades e indígenas

Curitiba (PR) |
As primeiras doses das vacinas pediátricas serão para grupos prioritários, a começar pelas crianças acamadas, institucionalizadas e indígenas - Ascom/SMS-Curitiba

Segundo a Secretaria do estado da Saúde (SESA), são 1.075.294 crianças no Paraná de 5 a 11 anos, idade que pelo cronograma do Plano Nacional de Imunização, começará a ser vacinada na próxima semana. Neste  primeiro lote são 60 mil vacinas Pfizer (dose pediátrica) encaminhadas ao estado pelo Ministério da Saúde. Apesar da posição contrária do presidente Jair Bolsonaro, governadores e prefeitos, em sua grande maioria,  já divulgaram o cronograma e estão incentivando pais e mães a vacinarem seus filhos.

Na redes sociais, o Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, celebrou a chegada das vacinas e reiterou a importância da Ciência. “É mais uma vitória da Ciência o sucesso e eficiência do imunizante contra a covid-19 também para as crianças. Curitiba está pronta para vacinar nossos pequenos, para tranquilidade das famílias da cidade”, disse.

Na capital do Paraná, a vacinação infantil acontecerá na segunda (17) e terça feira (18), atendendo, primeiramente, crianças acamadas, institucionalizadas e indígenas. Já na terça, será o publico infantil de 09 – 11 anos com comorbidades e deficiências. Curitiba recebeu, nesse primeiro lote, 9.870 doses, suficientes para os grupos chamados para esses dois primeiros dias. Ao todo, a estimativa é que a cidade tenha 164.821 crianças entre 5 e 11 anos.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, “após a vacinação extramuros do primeiro grupo - a crianças acamadas, institucionalizadas e indígenas –, Curitiba terá dez Unidades de Saúde exclusivas para vacinar a população de 5 a 11 anos contra a covid-19, separando o fluxo da vacinação anticovid dos adultos.”

A imunização em todo o Paraná  vai atender diretrizes semelhantes às dos adultos. Será iniciada por crianças com comorbidades e deficiência permanente, seguidas de indígenas e quilombolas, as que vivem em lares com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19 e, então, em ordem decrescente de idade: iniciando pelos 11 anos até chegar aos 5 anos.

Duas doses

A vacina Pfizer pediátrica será aplicada em duas doses, com intervalo de oito semanas entre as aplicações – assim como nos adultos – para o esquema vacinal completo.

O frasco da vacina para crianças terá uma cor diferente daquela aplicada em adultos, deverá ser laranja, estratégia adotada para ajudar os profissionais de saúde na hora de aplicar a vacina. Cada dose deverá ter 0,2ml.

Documentação necessária em Curitiba

Para todas as crianças:

É necessário que a criança esteja cadastrada no Aplicativo Saúde Já, incluindo-a como dependente. O cadastro é necessário para que a vacina seja registrada no sistema eletrônico da Secretaria Municipal da Saúde e na carteira vacinal da criança. Esse cadastro também colabora para melhor fluxo da vacinação nas Unidades de Saúde, o que agiliza o fluxo da vacinação, permite incluir imediatamente a dose recebida na carteira de vacinação e estimar a data para a segunda dose.

No dia da vacinação é necessário que um familiar ou responsável acompanhe a criança para a assinatura do termo de consentimento. Deverão ser apresentados documento de identificação com foto, comprovante de residência em nome do responsável pela criança.

Crianças acamadas:

As crianças de 5 a 11 anos acamadas em leitos atendidas pelo SUS Curitibano terão sua dose agendada a partir de um contato telefônico das equipes da SMS com os familiares*. 

As que estão acamadas e são atendidas pela rede privada podem informar esta condição à SMS via Aplicativo Saúde Já Curitiba – é necessário atualizar a versão do aplicativo nas lojas virtuais para plataformas Android ou iOS – ou pelo site.

Para as crianças dessa faixa etária que estão acamadas e atendidas em leitos da rede privada, pais e responsáveis vão poder notificar esta situação do pequeno à SMS pelo Aplicativo Saúde Já Curitiba a partir desta sexta-feira (13/1) – basta baixar a atualização nas lojas de aplicativos para Android ou iOS – ou pelo site https://saudeja.curitiba.pr.gov.br/ , escolhendo a opção “Paciente Acamado”. 

Crianças com comorbidades:

O público infantil com comorbidades (confira aqui a lista de comorbidades), inclusas para a priorização no Plano Nacional de Imunização atendido pelo SUS, precisa estar cadastrado no Aplicativo Saúde Já para receber, na segunda-feira (17/1) a convocação para a vacinação, via mensagem no próprio aplicativo.

As crianças com comorbidades atendidas na rede privada devem apresentar declaração emitida pelo médico que os acompanha, segundo o modelo disponível para esses profissionais no site do CRM-PR.

Deficiência permanente:

Para os pequenos de 5 a 11 anos desse grupo, familiar ou responsável deve apresentar documento que comprove essa condição, como cartão-transporte da Urbs de isento para Pessoa Com Deficiência Permanente (identificado com a letra "I" no canto superior direito); Identidade (RG) emitida a partir de 2019 com a indicação “Pessoa com Deficiência”; Declaração pelo médico que acompanha a crianças, no modelo disponível a esses profissionais pelo site do CRM-PR, com a indicação da Deficiência Permanente

Unidades de Saúde Exclusivas para vacinação de crianças 5 a 11 anos

Das 8h às 17h, a partir de 18/1

  • Distrito Sanitário Bairro Novo: Unidade de Saúde Nossa Senhora Aparecida (Rua Carlos Amoretty Osório, 169, Sítio Cercado)

  • Distrito Sanitário Boa Vista: Unidade de Saúde Santa Efigênia (Rua Voltaire, 139, Barreirinha)

  • Distrito Sanitário Boqueirão: Unidade de Saúde Tapajós (Rua André Ferreira de Camargo, 188,  Xaxim)

  • Distrito Sanitário Cajuru: Unidade de Saúde Iracema (Rua Professor Nivaldo Braga, 1571, Capão da Imbuia)

  • Distrito Sanitário CIC: Unidade de Saúde Atenas (Rua Emilia Erichsen, 45,Cidade Industrial)

  • Distrito Sanitário Matriz: Unidade de Saúde Mãe Curitibana (Rua Jaime Reis, 331,Alto do São Francisco)

  • Distrito Sanitário Pinheirinho: Unidade de Saúde Fanny/Lindóia (Rua Conde dos Arcos, 295, Lindóia)

  • Distrito Sanitário Portão: Unidade de Saúde Santos Andrade (Rua Nelson Ferreira da Luz,145, Campo Comprido)

  • Distrito Sanitário Santa Felicidade: Unidade de Saúde Bom Pastor (Rua José Casagrande, 220, Vista Alegre)

  • Distrito Sanitário Tatuquara: Unidade de Saúde Santa Rita (Rua Adriana Ceres Zago Bueno, 1350, Tatuquara)

Edição: Lia Bianchini