A alta nos registros de casos de covid-19 redesenhou o cenário de retorno às atividades presenciais na Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (Unicentro). Em live realizada nesta segunda-feira (10), o vice-reitor Ademir Fanfa Ribas anunciou que, como medida de proteção e prevenção, o retorno presencial das aulas, até então previsto para o próximo dia 18, foi adiado para 31 de janeiro. Dessa forma, todos os cursos vinculados ao “Calendário I” iniciam em 18 de janeiro ainda de forma remota.
“Com tudo muito bem pensado, estudado e orientado em conjunto com profissionais da saúde, decidimos por retornar de forma remota e adiar o início das atividades teóricas presenciais, que devem, então, iniciar no dia 31. Nós temos que voltar, mas voltar com segurança”, destacou Ribas. “A única exceção é o curso de Medicina Veterinária, que começou as atividades presenciais na segunda (10) e deve continuar”, explicou.
Comprovante de vacinação
Outro anúncio feito durante a live foi quanto à decisão por solicitar o comprovante de vacinação de toda a comunidade universitária – estudantes, professores e agentes universitários.
“Enquanto universidade, pela sua autonomia, nós temos condições de pedir que as pessoas só entrem se estiverem vacinadas. Essa medida é pensada muito mais no coletivo do que no individual. Nós queremos que todos possam se proteger”, disse o professor.
Ele explicou que os estudantes deverão anexar o comprovante de vacinação em uma disciplina criada no Moodle. De acordo com o professor, a chefia do Departamento, junto aos professores de cada turma, fará o controle dessa disciplina para ter o comprovante de que o aluno está vacinado. Já os agentes universitários devem encaminhar o comprovante para o e-mail [email protected]. Nos dois casos, o prazo para envio é 30 de janeiro.
Ribas divulgou ainda que o campus Cedeteg, em Guarapuava, será um Centro de Vacinas a partir do dia 12 de janeiro. “Serão feitas todas as vacinas adultas, também em horários em que os postos de saúde estão fechados”, comunicou o vice-reitor. Ele destacou que todas as medidas tomadas pela Unicentro são amparadas por profissionais da área da saúde e reavaliadas diariamente.
Covid-19 no Paraná
Informe epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) nesta terça (11) registrou 9.492 casos confirmados e sete mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus.
Os dados do monitoramento da covid-19 mostram que o Paraná soma 1.636.220 casos confirmados e 40.698 mortos pela doença desde o começo da pandemia, em março de 2020.
A Sesa informou que está monitorando a situação epidemiológica do Paraná e o crescimento no número de casos diários e que, neste momento, o aumento está diretamente ligado com a maior circulação de pessoas em todo o estado, devido às festividades de fim de ano.
Edição: Lia Bianchini