Rio Grande do Sul

Universidade Pública

Gestão eleita da Universidade Federal de Santa Maria tomou posse neste sábado (8)

Pela primeira vez, Reitoria da UFSM terá 50% de mulheres; Universidade é a 10ª do mundo em mulheres fazendo ciência

Brasil de Fato | Santa Maria |
Transmissão do cargo de reitor e posse da vice-reitora e equipe de gestão da UFSM ocorreram neste sábado - Divulgação UFSM

A solenidade de transmissão do cargo de reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para o professor Luciano Schuch e a posse da professora Martha Bohrer Adaime como vice-reitora e da equipe de gestão da Universidade pelos próximos quatro anos ocorreu na manhã deste sábado (8), no Campus Sede.

Schuch já havia sido empossado pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, em cerimônia virtual realizada na última quarta (5), após a publicação do Decreto Presidencial de nomeação do reitor da UFSM no Diário Oficial da União.

Em seu discurso de despedida da Reitoria, o professor Paulo Afonso Burmann fez um agradecimento especial pela "parceria e compromisso institucional marcantes" tanto de Schuch, que foi vice-reitor na gestão anterior, e de Martha, que foi pró-reitora de Planejamento, de Graduação e, mais recentemente, chefe de Gabinete.

Lembrou dos valores cultivados pelos pais, que "com coragem e espírito cívico ousaram posicionar-se contra a ditadura", e reverenciou as professoras da escola pública rural que cursou no interior de Catuípe. "Segui o caminho da educação para a cidadania inspirado nelas", disse.

O ex-reitor fez referência ao período de dificuldades ainda enfrentado, com expressivos cortes orçamentários em investimentos e custeio. Também solidarizou-se com universidades federais que sofreram operações arbitrárias recentemente, e criticou duramente órgãos que desconhecem seus limites e a própria Constituição federal.

"As universidades federais têm a confiança da sociedade, são responsáveis por 95% da produção da ciência e das tecnologias nacionais, são instituições estratégicas para uma nação soberana", enfatizou.

Gestão será composta na metade por mulheres

Primeira mulher a ocupar um cargo na Reitoria da UFSM, Martha fez referência, em seu pronunciamento, à participação de destaque das mulheres no dia a dia da Instituição.

"Apesar dos 61 anos da UFSM e de sermos a 10ª universidade do mundo que mais produz ciência pelas mãos de mulheres, ainda não havíamos chegado a um cargo da alta administração, e não foi por falta de esforço", disse, saudando gestoras que ocuparam seus espaços pregressamente.

"Boas gestoras precisam aproveitar oportunidades, enfrentar o machismo estrutural que, espero, a cada dia perde forças", acrescentou, citando a professora Cristina Nogueira, que integrou, com Martha e Schuch, a lista tríplice encaminhada ao Ministério da Educação.

Ao assumir a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Cristina afirmou estar mudando a realidade.

"Somos, nesta gestão, 50% de mulheres. Não somos melhores, somos igualmente capazes, e tenho convicção de que podemos contribuir muito para uma gestão compartilhada", afirmou.

"Uma Universidade de excelência e ao mesmo tempo humana é nosso grande desafio"

A vice-reitora recordou que o país vive uma crise sanitária, econômica, moral e ética. Neste sentido, afirma que a comunidade acadêmica tem o dever e a necessidade de contribuir com mudanças de realidades.

"Para isso, devemos formar cidadãos éticos e técnicos, capazes e prontos para atuar nas principais demandas da sociedade. Entretanto, temos que formar também para o respeito às diferenças e para a democracia. Somente desta forma contribuiremos para ter uma nação forte e pujante, sonho de cada um, de todos nós, brasileiros", finalizou.

O reitor também destacou que o fato de uma universidade federal do interior do estado ser a 14ª melhor do país, segundo o MEC, é motivo de orgulho. E os planos são ainda maiores, já que a meta, para este ano, é atingir o conceito 5 do MEC.

Schuch ressaltou que a UFSM é a prova de que é possível fazer ensino de qualidade, com inclusão social, e ao mesmo tempo empreendedorismo e inovação. Afirmou que um dos desafios é consolidar o Parque de Ciência e Tecnologia, estando mais próximo da sociedade, e ao mesmo tempo manter e ampliar as políticas de assistência estudantil.

A cerimônia seguiu os protocolos de distanciamento e foi exigido dos convidados o uso de máscara PFF2. Os empossados receberam os cumprimentos fora do prédio.

Gestão UFSM 2022-2025

Reitor: Luciano Schuch

Vice-reitora: Martha Bohrer Adaime

Chefe de Gabinete: Eduardo Rizzatti

Pró-reitor de Administração: José Carlos Segalla

Pró-reitor de Assuntos Estudantis: Gisele Martins Guimarães

Pró-reitor de Extensão: Flavi Lisboa Filho

Pró-reitor de Infraestrutura: Mauri Loebler

Pró-reitor de Gestão de Pessoas: Daniel Coronel

Pró-reitor de Graduação: Jerônimo Tybusch

Pró-reitor de Planejamento: Rafael Lazzari

Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa: Cristina Nogueira


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko