Distrito Federal

Cultura

Após quase dois anos fechado, Cine Brasília reabre com Mostra Egípcia

De quinta (6) a domingo (9), seis longas-metragens premiados serão exibidos

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Cine Brasília reabre ao público nesta primeira semana de janeiro, com exibição de uma mostra de cinema egípcio. - Tony Winston/Agência Brasília

Um dos lugares mais icônicos da capital do país, o Cine Brasília finalmente será reaberto ao público essa semana, após ficar fechado por quase dois anos, desde março de 2020, por conta da pandemia. De quinta-feira (6) a domingo (9), o espaço exibirá uma Mostra de Cinema Egípcio. De acordo com a Secretaria de Cultura do DF, os espectadores poderão conferir um recorte do audiovisual feito no país árabe. São seis longas-metragens premiados e de grande repercussão.

“É simbólico reabrir o Cine Brasília com uma mostra de filmes internacionais de embaixadas. Nosso espaço sempre acolheu essa programação. Faz parte da trajetória desse espaço patrimônio histórico”, destaca o secretário de Cultura em exercício, Carlos Alberto Jr., em declaração oficial sobre a abertura. 

Segundo a pasta, durante o período em que esteve fechado, o Cine Brasília passou por melhorias internas, como troca de projetor e adequação estrutural de acessibilidade. 

Após a Mostra, o Cine Brasília prepara uma programação regular.

Mostra Egípcia

As produções cinematográficas da “Mostra de Cinema Egípcio – Cine Brasília 2ª Edição” fizeram parte da edição on-line da 2ª Mostra de Cinema Egípcio Contemporâneo, apoiada pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).


Mawlana é um dos filmes que estará em cartaz na Mostra Egípcia de Cinema, que marca a reabertura do Cine Brasília. / Divulgação

“Certamente vão encantar o público brasiliense, que seguramente está com saudades de assistir um bom filme na tela mais famosa da capital”,  aponta o curador da escolhas, Amro Saad. A entrada para a mostra será um quilo de alimento não perecível. Para quem preferir assistir em casa, os filmes serão exibidos também na plataforma cinemaegipcio.com. 

O público pode ainda conferir a exposição de cartazes de filmes candangos, exposta no hall do Cine Brasília

Serão observados os protocolos sanitários, como uso obrigatório de máscaras.

Programação:

Confira as sinopses e fichas técnicas dos filmes

Mostra de Cinema Egípcio – Cine Brasília 2ª Edição – Ficha Técnica

Quinta, 6.1
Abertura da Mostra, às 19h
“Mawlana”, às 20h

Sexta, 7.1
“Yomeddine”, às 20h

Sábado, 8.1
“Fotocópia”. às 17h (sessão inclusiva com audiodescrição)
“Verde seco”, às 19h
“Fotocópia”, às 20h30

Domingo, 9.1
“Mensagens do mar” às 17h
“O Elefante Azul”, às 20h

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Márcia Silva