Paraná

Trabalho

Trabalhadores dos Correios estão em estado de greve na região de Laranjeiras do Sul (PR)

Empresa não realiza concursos desde 2011, efetivo está reduzido e fluxo de encomendas aumenta

Paraná |
Como em 2019, trabalhadores dos Correios preparam paralisações - Divulgação Sintecet

Como em outras cidades do interior do Paraná, os trabalhadores dos Correios entraram em estado de greve na região de Laranjeiras do Sul. Segundo denúncias do sindicato local, um dos grandes problemas é a empresa não realizar concursos desde 2011. Com isso, o número de trabalhadores vem sendo reduzido e o fluxo de encomendas aumenta cada vez mais. Laranjeiras do Sul é uma das cidades onde há essa situação pela falta de pessoal, que é compartilhado com outras cidades como, por exemplo, Rio Bonito do Iguaçu.

Isso causa transtornos à população e sobrecarrega os trabalhadores. Como a agência ainda compartilha o imóvel com a área de distribuição (são atividades distintas) e há a necessidade de que os carteiros trabalhem mais horas e mais dias para atender à demanda crescente, como forma de contornar a falta de efetivo. Além disso, os carteiros vêm sendo coagidos a abrirem as unidades sem a presença de um gestor da área comercial.

O risco é que, ao assumir essa atribuição não prevista nos seus cargos, colocam-se em risco, visto que há valores e produtos nas agências, bem como procedimentos de segurança previstos e normas que regulam essas atividades. Há casos de carteiros que foram coagidos a assumir essa responsabilidade e, após a ocorrência de falhas, foram alvo de processos.

Com informações do https://olhoabertopr.blogspot.com/2022/01/laranjeiras-do-sul-e.html

Edição: Frédi Vasconcelos