Paraná

LUTA POPULAR

Artigo | Movimentos populares apoiam luta de famílias caingangue por Casa de Passagem Indígena

Exigimos a reabertura da Casa de Passagem, de acordo com a exigência das famílias

Curitiba (PR) |
Nos somamos à luta do acampamento ao lado da prefeitura, que envolve mais de 60 pessoas, neste momento com acesso cortado a banheiros e chuveiros - Giorgia Prates

Neste final de ano, um dos mais difíceis da História da classe trabalhadora e do povo brasileiro, várias organizações e movimentos populares, em Curitiba, somam-se no apoio à bandeira da Casa de Passagem Indígena, que deve ser reaberta. As principais razões elencamos na nota abaixo:

O Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD - Paraná), manifesta amplo apoio à luta dos povos originários pela exigência de reabertura da Casa de Passagem Indígena, espaço conquistado em 2015, porém fechado desde 2018.

A Casa de Passagem Indígena é essencial. As famílias que chegam à capital nesta época para comercialização de seus produtos ficam desamparadas.

Neste momento, as famílias estão sem apoio do poder público e recebendo perseguição de órgãos como Fundação de Ação Social (FAS), Guarda Municipal, entre outros. O Ministério Público orientou que o antigo local já não pode ser usado, então é urgente que a prefeitura providencie novo espaço!

Estamos diante de mais um fato que revela a política antipopular de Rafael Greca (DEM), seguindo as linhas do governo estadual e federal também. A organização dos povos indígenas cresce em todo o país como forma de resistência à política de Bolsonaro de ataques e incentivo à expansão do agronegócio.

Exigimos a reabertura da Casa de Passagem, de acordo com a exigência das famílias.

Nos somamos à luta do acampamento ao lado da prefeitura, que envolve mais de 60 pessoas, neste momento com acesso cortado a banheiros e chuveiros, e exigimos negociação, respeito aos representantes das comunidades originárias, nossos irmãos e irmãs, e solução para suas exigências!

Localizado no centro Cívico, as famílias pedem também doação dos seguintes itens:

1. Álcool em gel ou líquido 70

2. Saco de lixo

3. Máscaras

4. Água

5. Papel Higiênico

6. Celular usado

 

Curitiba, 21 de dezembro de 2021.

Edição: Pedro Carrano