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Gabriel Boric é novo presidente do Chile. Esquerda volta ao poder

Por volta das 19h30 de domingo, Boric já estava na dianteira na apuração com cerca de 54% dos votos

América do Sul |
Candidato da esquerda Gabriel Boric discursa logo após seu voto, neste domingo (19) - CLAUDIO REYES / AFP

Na noite de domingo (19), encerrou-se a votação que decidiu o novo presidente do Chile na disputa entre o candidato de esquerda Gabriel Boric e José Antonio Kast, da extrema direita.

De acordo com o site Decide Chile, já por volta das 19h30 (horário de Brasília), era possível afirmar que Boric era o vitorioso da eleição. Com quase todos os votos apurados (90%), o candidato da esquerda consolidou uma vantagem de 10% do total. Boric teve 55,7% dos votos, contra 44,3% de Kast. Nesse ponto, inclusive, o candidato da extrema direita reconheceu a derrota e parabenizou Boric.  

 A votação foi tumultuada pela falta de transporte público. A hashtag #SueltenLasMicros (“liberem os ônibus”) e #Boric ganharam repercussão no Twitter com uma série de denúncias acerca da redução da frota da ônibus em Santiago, capital do Chile, durante a votação.  

Além de denuncias nas redes sociais, o comando de campanha de Gabriel Boric denunciou uma redução de pelo menos 50% na circulação de ônibus na cidade e uma diminuição também em outras cidades, entre elas, Valparaíso, Rancagua e Viña del Mar.  O ato prejudica a locomoção de eleitores e consequentemente poderão refletir no resultado das eleições. 

A chefe de campanha de Boric, Izkia Siches, e outras figuras da coalizão progressista Aprovo Dignidade mobilizaram iniciativas de compartilhamento de veículos privados ou até mesmo associações de táxis, que ofereceram descontos especiais pelas eleições.


Governo Piñera nega as acusações

A ministra de Transportes e Telecomunicações do governo de Sebastián Piñera, Gloria Hutt, negou as acusações e disse que a circulação observada no domingo correspondeu à programação normal dos ônibus coletivos para um fim de semana. Ela disse ainda que o Metrô de Santiago funcionou gratuitamente e publicou um mapa em suas redes sociais da circulação dos ônibus.

Edição: Frédi Vasconcelos