Paraná

Futebol masculino

Coluna | Balanço (quase) final do futebol 2021

Palmeiras, Galo e Athletico ficam com os principais títulos. Próxima temporada promete

Curitiba (PR) |
Palmeiras, Galo e Furacão são os grandes vencedores da temporada - Foto: Divulgação

Palmeiras campeão da Libertadores, Galo, do Brasileirão e da Copa do Brasil, e Furacão com a Sul-americana e vice da CDB são os grandes vencedores da temporada 2021.

De outro lado, o elenco mais caro do Brasil, o Flamengo, não tem muito o que comemorar. Ficou com os vices do Brasileirão e da Libertadores, e parou na semifinal da CDB contra o Furacão. O que seria um resultado razoável para qualquer outro time, é frustrante para quem tem o maior orçamento e colecionou títulos em temporadas passadas. E termina o ano sem copa e sem técnico, já que Renato Gaúcho foi demitido e não se tem ainda definição de quem assume e definirá o planejamento de 2022.

Do lado dos vencedores, o destaque fica com o Atlético Mineiro, que levou o Brasileirão depois de 50 anos sem o título, e que teve os destaques individuais da competição. Se considerado o campeonato Mineiro, podem ser três taças na mesma temporada, o que não havia ainda acontecido na história moderna do time. Deve continuar com o técnico Cuca e a base do elenco para a próxima temporada.

No Palmeiras, há indícios de grandes mudanças. A dona da Crefisa e patrocinadora do time, Leila Pereira, assumiu a presidência. Deve manter o técnico português Abel Ferreira, porém mudar parte do time. As saídas do goleiro Jailson e do volante Felipe Melo e a contratação do meia colombiano Eduard Atuesta e de Marcelo Lomba, ex-goleiro do Internacional, foram os primeiros movimentos. Parece haver a disposição de contratar jovens promessas sul-americanas que possam ser valorizadas e revendidas.

O Athletico Paranaense viveu um ano de altos e baixos. Ganhou a Sul-Americana, mas escapou por pouco da segunda divisão no Brasileirão. Derrotou o Flamengo na semifinal, mas perdeu de 4 a 0 do Galo na primeira partida da final da Copa do Brasil e a segunda por 2 a 1. A irregularidade pode ser fatal para o técnico Alberto Valentim.

E a temporada 2022 já começou...

Edição: Lia Bianchini