Paraná

EDITORIAL 242 PR

Editorial | 2021, um ano de crises

A única forma de superar a crise é o povo brasileiro assumir seu papel ativo: na crítica radical

Curitiba (PR) |
Tudo isto demonstra que a única forma de superar a crise é o povo brasileiro assumir seu papel ativo: na crítica radical ao atual governo - Giorgia Prates

Crises de diversas dimensões marcam o ano de 2021. Do ponto de vista sanitário, a pandemia no Brasil demorou a ser estancada. Uma generalizada rede de corrupção do governo federal foi desvelada pela CPI da Covid-19. A vacinação tardou a alcançar a maioria dos brasileiros e o país acumulou mais de 600 mil mortos.

Quanto à crise social, o país assiste ao crescimento da fome e do desemprego. A inflação atinge os dois dígitos e é a maior desde 2003. Ao lado da economia em frangalhos, uma situação socioambiental crítica: problemas hídricos, desmatamento e desrespeito às populações tradicionais convivem com a destruição de políticas públicas por parte do governo.

Já do ponto de vista político, a crise institucional conheceu grande escalada, com mais ameaças às instituições democráticas pelo presidente e seus apoiadores. De outro lado, uma crise moral sem precedentes revela que justiceiros do último período nada mais são do que personagens que anseiam por cargos de poder.

Tudo isto demonstra que a única forma de superar a crise é o povo brasileiro assumir seu papel ativo: na crítica radical ao atual governo, na denúncia das falsas alternativas políticas e na consciente participação nas eleições de 2022. Só a luta do povo pode conter a crise.

Edição: Frédi Vasconcelos