Paraná

Coluna

Contra o negacionismo, a vacina é a educação

Imagem de perfil do Colunistaesd
"Esses atuais governos aprofundam ataques que nós já sofríamos, do ponto de vista do mundo do trabalho, desde o golpe de 2016" - Giorgia Prates
No Paraná, a pandemia serviu de trampolim para o governo Ratinho retirar direitos

Para realizar um balanço deste período da realidade política do nosso país é preciso passar pela avaliação do comportamento do governo Bolsonaro, do governo Ratinho Jr e da maioria de prefeitos e prefeitas diante da pandemia.

A principal característica da gestão desse período foi o negacionismo, que se traduziu no surgimento de uma leva de lideranças políticas que rechaçam a própria política e conquistam espaço a partir das mentiras e das fake news.

Nesse contexto, a educação pública se tornou um alvo do fundamentalismo anticientífico das correntes mais atreladas ao obscurantismo das ideias e esses atuais governos aprofundam ataques que nós já sofríamos, do ponto de vista do mundo do trabalho, desde o golpe de 2016.

É importante ressaltar que trata-se de um ataque que passa pelo campo da ideologia, que estimula a recusa do papel do professor, um crescimento muito forte do pensamento autoritário que leva inclusive ao movimento do chamado homeschooling (ensino domiciliar), projeto já aprovado e que anima justamente os setores do negacionismo, da necropolítica, o que é preocupante.

O balanço da educação é de muito desgaste. No Paraná, a pandemia serviu de trampolim para o governo Ratinho retirar direitos, amparado pela maioria dos deputados estaduais. A terceirização de funcionários/as de escola se revela um desastre, com treze empresas levando dinheiro público. Há ataques também contra o direito à saúde das pessoas, suprimindo a perícia médica. E estamos em greve nesta semana por conta de projeto que ataca a carreira de professores e funcionários.

É necessária a resistência, dialogando em cada escola, na defesa dos direitos e da educação pública. E, em 2022, vamos confrontar as ideias, entendendo que os educadores têm um papel protagonista no esclarecimento que possa conduzir a uma ampliação da consciência política.

Edição: Pedro Carrano