Paraná

Violência

Movimento de moradia de Campo Magro repudia acusações de prefeito

MPM pede retratação a declaração de que incêndio na prefeitura seria retaliação a morte na ocupação Nova Esperança

Paraná |
Morador da Comunidade Nova Esperança morreu após ação da PM na ocupação - Giorgia Prates

O Movimento Popular por Moradia (MPM) de Campo Magro (PR), que está na organização da Comunidade Nova Esperança, soltou nota de esclarecimento e repúdio, nesta quinta (2), em que diz que “acionará os órgãos de controle da Polícia Militar e o Ministério Público a fim de apurar a conduta criminosa perpetrada pelos agentes do Estado visando sua responsabilização cível, administrativa e criminal.”

A investigação pedida é em relação à morte do morador da comunidade, Igor Cristiano da Silva, em 1/12, em operação da Polícia Militar do Paraná. Igor recebeu vários tiros dentro de sua casa e morreu. A esposa, de 15 anos, grávida, também foi atingida.

A nota ainda repudia declaração do prefeito de Campo Magro, Cláudio Casagrande, a meios de comunicação, em que teria atribuído incêndio no pátio da prefeitura, em 2/12, a moradores da ocupação, como represália pela morte.

“Cumpre-nos informar que não há qualquer participação ou envolvimento do Movimento Popular por Moradia, tampouco dos moradores da Ocupação Nova Esperança, bem como os fatos serão apurados pelos órgãos de investigação e certamente a responsabilização penal dos criminosos. Assim, desde logo, exige-se uma retratação pública do Sr. Prefeito Cláudio Casagrande, haja vista que não há qualquer nexo entre os fatos ocorridos no dia 01/12/2021 e 02/12/2021”, afirma a nota.

Caso a prefeitura de Campo Magro se posicione em relação à nota, o Brasil de Fato Paraná acrescentará sua versão a este texto.

Leia a íntegra da nota:

"Nota de esclarecimento e repúdio

O Movimento Popular por Moradia (MPM) vem através desta nota ressaltar que, a conduta da população da Ocupação Nova Esperança, desde seu primeiro dia de assentamento, sempre foi e continua sendo de ordem pacífica e aberta ao diálogo com todos os órgãos públicos e instituições de segurança pública a fim de minimizar conflitos, sobretudo acerca da permanência dos moradores na antiga Fazenda Solidariedade, ora objeto de litígio. Assim, cumpre informar que os desdobramentos da ação policial na madrugada do dia 01/12/2021, culminando na morte de Igor Cristiano da Silva, não justificam a conduta opressora, violenta e criminosa da Polícia Militar do Paraná face aos moradores da Ocupação Nova Esperança, conforme registrado por eles durante a ação dos milicianos. Desta feita, o MPM informa que acionará os órgãos de controle da Polícia Militar e o Ministério Público a fim de apurar a conduta criminosa perpetrada pelos agentes do estado visando sua responsabilização cível, administrativa e criminal.

Ainda, o Movimento popular Por Moradia, em nome dos moradores da Ocupação Nova Esperança, REPUDIA a declaração irresponsável prestada pelo Sr. Prefeito Cláudio Casagrande a mídia televisiva RPC (RedeParanaense de Comunicação) e Rede Bandeirantes, na qual aduz, sem dispor de qualquer prova ou evidencia, que o incêndio criminoso ocorrido no pátio de obras da Prefeitura de Campo Magro na data de hoje teria sido cometido pelos moradores da Ocupação Nova Esperança em retaliação a morte de Igor Cristiano da Silva. Assim, cumpre-nos informar que não há qualquer participação ou envolvimento do Movimento Popular Por Moradia, tampouco dos moradores da Ocupação Nova Esperança, bem como os fatos serão apurados pelos órgãos de investigação e certamente a responsabilização penal dos criminosos.

Assim, desde logo, exige-se uma retratação pública do Sr. Prefeito Cláudio Casagrande, haja vista que não há qualquer nexo entre os fatos ocorridos no dia 01/12/2021 e 02/12/2021.

Campo Magro 02 de dezembro de 2021

Movimento Popular por Moradia (MPM)"

Edição: Lia Bianchini