Distrito Federal

Pandemia

Por causa da variante ômicron, DF cancela festas oficiais de réveillon 

Com isso, Brasília se junta a outras 10 capitais que já anunciaram oficialmente o cancelamento do réveillon

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
GDF cancela festas de réveillon no DF com temor da ômicron, nova variante do coronavírus descoberta na África - Dênio Simões/Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF) decidiu cancelar as tradicionais festas de réveillon que ocorrem na capital do país pelo segundo ano consecutivo. Dessa vez, apesar do avanço na vacinação e da queda sistemática do número de infecções e internações relacionadas à pandemia, a nova variante da covid-19, batizada de ômicron, acendeu o alerta.  

"Diante das recentes notícias sobre o avanço da nova variante do vírus da covid-19, decidi cancelar as festas programadas para o réveillon deste ano. Nós avançamos muito no enfrentamento da doença e não podemos arriscar um retrocesso neste combate", afirmou o governador Ibaneis Rocha (MDB) em uma postagem nas redes sociais, nesta terça-feira (30).

"Peço que todos observem os cuidados recomendados, especialmente neste momento de incerteza, até que possamos retomar a vida normalmente", acrescentou.

Com isso, Brasília se junta a outras 10 capitais que já anunciaram oficialmente o cancelamento do réveillon: Recife, Fortaleza, Salvador, São Luís, Belém, Aracaju, João Pessoa, Campo Grande, Palmas e Florianópolis. Outras cidades devem ampliar essa lista nas próximas semanas. 

Na capital do país, a virada do ano ocorre em uma grande festa pública na Esplanada dos Ministérios, com uma programação de shows, além de eventos patrocinados pelo poder público em outros pontos importantes da cidade, incluindo às margens do Lago Paranoá.

Países da Europa já começam a viver uma quarta onda da pandemia. Desde que foi descoberta, há algumas semanas, a ômicron é descrita por cientistas como uma mutação do novo coronavírus ainda mais transmissível do que a variante delta, que circula no Brasil e já é considerada altamente contagiante.

Ainda não se sabe o efeito das vacinas sobre essa nova cepa, o que deve ser informado ao longo das próximas semanas.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::  

Edição: Flávia Quirino