Paraná

Crise hídrica

Vereadora pede garantia de caixa d'água para residências de baixa renda em Cascavel (PR)

É dever do Poder Público garantir dignidade às famílias mais vulneráveis, defende Professora Liliam (PT)

Curitiba (PR) |
"Falta de água afeta toda de forma mais severa as pessoas de baixa renda", afirma Professora Liliam - Arquivo/Agência Brasil

A vereadora Professora Liliam (PT) encaminhou indicação ao prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos (PSC), sugerindo que o Executivo Municipal crie um programa que garanta caixa d'água em todas as residências de baixa renda que ainda não possuem.

Segundo a parlamentar, a crise hídrica enfrentada no Paraná expôs problemas sociais muitas vezes ignorados em Cascavel. Entre eles, a falta de reservatórios de água potável durante os rodízios. "A falta de água afeta toda a sociedade cascavelense e, de forma mais severa, as pessoas de baixa renda. Assim, se faz necessária a intervenção do Poder Público, para que possa ser garantida dignidade a essas famílias. Indicamos, inclusive, a análise da inclusão dessa demanda no próximo contrato a ser assinado junto à Sanepar", propôs a vereadora.

"Vale destacar que essa prolongada crise hídrica é consequência da falta, no presente e no passado, de políticas públicas ambientais de preservação das nascentes e dos rios. Todos temos responsabilidade, mas cabe ao Poder Público fazer cumprir a legislação e melhorá-la, se for o caso, para reverter essa situação”, afirmou Professora Liliam.

Para a parlamentar, é necessário que o município olhe com atenção para o assunto. O pedido da vereadora consta na Indicação nº 1.431 de 2021 da Câmara Municipal de Cascavel, que inclui a subscrição de apoio de outros vereadores: Cleverson Sibulski (PROS), Celso Dal Molin (PL), Dr. Lauri (PROS), Edson Souza (MDB), Serginho Ribeiro (PDT), Policial Madril (PSC), Tiago Almeida (DEM) e Vilmar Melo (PP).

A reportagem do Brasil de Fato Paraná entrou em contato com a Prefeitura de Cascavel, pedindo o posicionamento da administração sobre o assunto. Até o fechamento desta matéria, não houve resposta.

Edição: Lia Bianchini