Paraná

Protesto

Contra a fome e as violências, mulheres fazem marcha no Centro de Curitiba

Ato marcou o Dia Internacional do Combate à Violência Contra a Mulher (25)

Curitiba (PR) |
Marcha aconteceu no Centro de Curitiba, nesta quinta (25) - Foto: Giorgia Prates

Nesta quinta (25) o Centro de Curitiba foi tomado por uma marcha em combate à violência contra as mulheres. A caminhada fez parte das atividades da semana de mobilização, que tinha como lema “Mulheres pela vida, semeando resistências, contra a fome e as violências”.

Durante a marcha, as mulheres presentes cantavam e davam gritos de ordem pedindo o fim da violência. Carregavam, ainda, faixas, bandeiras e ossos de boi para simbolizar a luta pelos direitos das mulheres e de quem tem enfrentado a fome no Brasil. A marcha começou na praça Santos Andrade e seguiu caminhada até a Boca Maldita.


Mulheres carregavam ossos de boi para simbolizar a fome no Brasil / Foto: Giorgia Prates

A advogada e militante Ana Paula Hupp, integrante do Setor de Direitos Humanos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e uma das organizadoras da ação, lembra que o Brasil está entre os cinco países mais violentos para as mulheres. “Estamos nos mobilizando para denunciar esta realidade, mas também para mostrar que estamos em resistência, e é nessa resistência que temos construído outras relações, outras vivências, outro mundo possível, um mundo em que todas as pessoas possam viver com respeito e dignidade”, afirma.

Durante a marcha, foram distribuídos materiais informativos sobre as formas de violência contra as mulheres e como buscar ajuda. Como parte das ações da semana de mobilização pelo Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, ainda foram distribuídas três mil marmitas e um grupo de mulheres doou sangue ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar).


Foram distribuídos materiais informativos sobre as formas de violência contra as mulheres e como buscar ajuda / Foto: Giorgia Prates

Para encerrar a semana, ainda está previsto mutirão de plantio, manejo e colheitas no assentamento Contestado, em agroflorestas comunitárias cultivadas por voluntárias e voluntários do coletivo Marmitas da Terra.

Como procurar ajuda em caso de emergência

Em caso de urgência, ligue 180 ou 190. Em Curitiba, a Casa da Mulher Brasileira é o principal equipamento público que atua com rede de proteção e atendimento humanizado às mulheres que foram vítimas de violência. Está localizada na Av. Paraná, 870, no Cabral.

Edição: Lia Bianchini