Paraná

BdF-PR Edição 239

Editorial | Guedes, o ministro do próprio bolso

Ministro da Economia de Bolsonaro possui mais de 54 milhões de reais fora do Brasil, em um paraíso fiscal

Curitiba (PR) |
Cartaz em SP em protesto contra Paulo Guedes, após seu nome surgir nos "Pandora Papers", com USD 9,55 milhões em uma offshore nas Ilhas Virgens Britânicas - NELSON ALMEIDA / AFP

Os brasileiros estão cada vez mais endividados. Em Curitiba, 91% das famílias têm dívidas para pagar. A comida, a energia elétrica, o gás, o combustível: tudo está mais caro, menos o valor do salário. Para o povo, muitas vezes a saída para sobreviver é se endividar.

Na contramão do desespero dos mais pobres, Paulo Guedes teve um segredo revelado há algumas semanas: o Ministro da Economia de Bolsonaro, em conjunto com sua esposa e filha, possui mais de 54 milhões de reais fora do Brasil, em um paraíso fiscal.

No dia 23, Guedes prestou depoimento na Câmara dos Deputados e admitiu que usa estas contas nas Ilhas Virgens Britânicas para não pagar impostos, tanto no Brasil, onde o sistema tributário deveria ser o principal responsável, como nos EUA. E o pior: ele tomou decisões políticas no Ministério que mantiveram a desvalorização do real brasileiro diante do dólar, o que elevou sua própria fortuna, escancarando conflito de interesses inaceitáveis.

Em resumo, enquanto os mais pobres sofrem com a alta dos preços e se endividam para sobreviver, Guedes foge dos impostos e, cinicamente, fica cada vez mais rico. É apenas ministro do próprio nariz.

Edição: Lia Bianchini