Paraná

Esperança

Último paciente internado por covid-19 ganha alta no Hospital do Idoso de Curitiba

Diretor-técnico do hospital avalia que diminuição de internações se deve à alta taxa de vacinação

Curitiba (PR) |
Alta comoveu a equipe, que fez questão de acompanhar o momento com cartazes de apoio ao paciente - Foto: reprodução / SMCS

Nesta terça-feira (23), o Hospital Municipal do Idoso de Curitiba deu alta ao seu último paciente internado por covid-19. Claudio Miguel Queiroz Dombeck deu entrada em 27 de setembro e ganhou alta 14 dias antes de completar 49 anos.

“Gratidão a vocês, profissionais de saúde, e a Deus por ter mais uma oportunidade de vida, nunca vou esquecer o que fizeram por mim”, disse Dombeck, emocionado.

A alta comoveu toda a equipe, que fez questão de acompanhar o momento com cartazes de apoio ao paciente.

“Zerar os casos ativos de covid-19 no hospital nos traz algum alívio e muita esperança”, disse o diretor-técnico do hospital, Clovis Cechinel.

O primeiro paciente com coronavírus foi internado no Hospital do Idoso em 30 de março de 2020. Na época, a unidade contava com 20 leitos de terapia intensiva (UTI). Na fase mais crítica da pandemia, chegou a 83 leitos de UTI.

Segundo Cechinel, a diminuição da taxa de ocupação de leitos se deve à ampliação da cobertura vacinal da população, o que tem permitido ao hospital retomar gradualmente a rotina pré-pandemia. Ou seja: a vacinação e a redução do ritmo da pandemia permitem ao hospital desativar leitos antes exclusivos para covid-19 e, consequentemente, voltar a atender pacientes de doenças crônicas não transmissíveis e a realizar cirurgias.

O diretor-executivo do hospital, Peterson de Souza, definiu que é "um momento de alegria" e agradeceu a dedicação dos profissionais. “Quero agradecer a todos os que têm trabalhado exaustivamente durante esta pandemia e que foram os protagonistas no cuidado ao paciente”, disse

Edição: Lia Bianchini