Paraná

Pedágios

Novo pedágio tem duplicidade em obras e prejudica paranaenses, dizem deputados e especialistas

Especialistas defendem criação de um comitê com representantes da sociedade

via Porém.net |
Frente Parlamentar debateu fim dos contratos de pedágio - Foto: Dálie Felberg/Alep

A Frente Parlamentar do Pedágio realizou uma audiência pública com o tema “Fim dos Contratos de Pedágio no Paraná: 1997 – 2021. Diagnóstico dos problemas, do passivo das estruturas e litígio nas concessões”, nesta terça (23).

Deputados e especialistas debateram os resultados do estudo do instituto tecnológico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), encomendado pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em agosto deste ano. Para os especialistas, a nova proposta de concessão tem duplicidade na realização de obras, que é prejudicial aos paranaenses. Eles criticam a falta de transparência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), sugerem a cobrança de um pedágio de manutenção e a criação imediata de um comitê técnico.

O presidente da Frente Parlamentar, Arilson Chiorato (PT), destacou que o fim dos contratos não termina de maneira positiva e que existem muitos desafios pela frente, principalmente diante de um novo contrato que pode durar mais 30 anos.

“Neste período, o Paraná sofreu com as empresas de pedágio. Obras não foram realizadas, preços superfaturados e muito mais. E, para encerrar essa concessão, se espera do poder público a responsabilização daqueles que trouxeram prejuízos. Essa audiência ainda discutiu o novo processo que possui irregularidades e que estão sendo ignorados pela ANTT. Um novo contrato precisa ser transparente e sem tantos erros”, disse o deputado.

Para os especialistas convidados, o processo licitatório está longe de ser concluído, principalmente porque, na avaliação deles, a ANTT não ouviu as demandas do povo paranaense. Uma das exigências é que o órgão federal dialogue com os municípios que sofreram impactos da cobrança.

Cancelas abertas

O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, disse que o Governo do Estado tem atuado para rever os prejuízos resultados,, como obras que não foram realizadas, e para que as estradas não fiquem sem assistência após o fim do contrato até uma nova licitação. Em suas palavras, estão “construindo com o governo federal o maior modelo de concessões do país." O secretário ainda prometeu "transparência, muitas obras, além da menor tarifa.”

Sandro Alex admitiu, porém, que o processo não está concluído e que existe duplicidade em obras que estão sendo executadas e que estariam previstas no novo contrato. “O Estado demanda ações contra todas as empresas buscando a reparação de danos de obras, sem mencionar a corrupção. Essas ações continuam, mesmo com o fim dos contratos, mesmo que algumas delas ainda prestem serviços”, informou, conformo determinação judicial.

Caminhos interditados

Por outro lado, conforme estudo apresentado pelo professor doutor do Instituto Tecnológico da UFPR, Roberto Gregório da Silva, a análise sobre o fim do contrato, o processo de licitação e os custos para o futuro devem ser mais debatidos. “Restam passivos, prejuízos e aprendizados, como o maior controle social”, disse.

O Prof. Luiz Antônio Faye abordou o passivo das estruturas e litígios das concessões. Ele comparou os modelos de concessão existentes no Paraná e quais são as propostas em discussão. Para o especialista, enquanto se encerra esse contrato e inicia outro, é recomendável um contrato emergencial provisório pelo valor de 1/4 dos valores atuais.

“As propostas até agora apresentadas – cancelas abertas, gestão pública – são uma ameaça a um futuro imprevisível, assim, a busca de uma solução que seja a menos pior possível passou a ser a tarefa emergencial”, comentou.

Faye ainda defendeu a criação de um Conselho Superior de Gestão da Malha Federal/Estadual para exercer a Coordenação Permanente da Malha, das articulações, ações operacionais, relações institucionais com governos, concessionários, usuários e outros entes que possam participar do processo, com vigência até o fim dos contratos.

Ajustar as contas com o passado

O passivo do contrato também foi analisado pelo professor Rodrigo Binotto. Ele resgatou o processo de formação do contrato, em 1997, e o cenário econômico daquela época. Na avaliação do professor, o fim dos contratos, sem o novo modelo, pode ser prejudicial à manutenção das estradas federais e paranaenses.

“Vejo a possibilidade, muito provável, de degradação do pavimento e demais elementos de infraestrutura, com consequências financeiras suportadas na futura concessão”, disse Binotto.

51% das obras e duplicidade nas novas

Já o Prof. Dr. Eduardo Ratton analisou o passivo e os indícios de duplicidade no novo contrato. Segundo ele, “observa-se uma divergência na ordem de R$ 700.000.000,00, entre a diferença dos valores de investimentos informados nos documentos (abr./21)."

Ele ainda avalia que os maiores investimentos referem-se às obras de ampliação de capacidade e outras melhorias. No entanto, Ratton questiona: “onde serão realizados estes investimentos adicionais, quais os lotes, quais as obras, o quanto estes valores/obras irão impactar na tarifa básica referencial, e quais são as premissas econômicas relacionadas ao IPCA (projeções)?”.

Na avaliação de Ratton, é necessário realizar uma nova Audiência Pública e criar um Comitê Técnico - de imediato - para apresentação e discussão dos investimentos propostos e, após o leilão, um Comitê de Acompanhamento.

Corrupção e fiscalização

O engenheiro civil, especialista em mobilidade urbana e ex-presidente Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR), Valter Fanini, também se pronunciou durante a audiência pública. Ele foi representante da Sociedade na comissão que analisou os contratos do pedágio do Paraná, em 2011, apontando falhas no contrato.

“Era um processo para assaltar o povo paranaense. Apesar de ser um contrato ruim, ele não era respeitado. A estrutura do estado estava capturada por interesses das concessionárias. Os governos do Paraná nunca tiveram um modelo de gestão para fiscalizar os investimentos e obrigações dos contratos”, recuperou Fanini, que acredita poder ocorrer uma nova armadilha se não for criado um comitê para acompanhar o novo processo.

Edição: Lia Bianchini