Ouça e assista

Central do Brasil: "Estamos perdendo territórios e a nossa sobrevivência", diz líder pescadora

Mais de 600 pescadores e pescadoras artesanais participam da mobilização nacional em defesa das comunidades pesqueiras

Ouça o áudio:

De segunda a sexta, sempre às 19h45 - Scarlett Rocha
A boiada não vai passar sem a nossa luta. Não vamos desistir

Em meio aos problemas potencializados pela pandemia,os pescadores sofrem com retrocessos e ataques aos seus direitos. Diante deste cenário, trabalhadores e trabalhadoras que vivem da pesca participam de uma mobilização em Brasília que teve início nesta terça-feira (23).

A manifestação, realizada pelo Movimento de Pescadores e Pescadoras, MPP, e o Conselho Pastoral da Pesca visa denunciar as violações de direitos humanos e socioambientais contra as comunidades pesqueiras.  O Grito da Pesca, reúne mais de 600 trabalhadores de 15 estados e tem como tema “em defesa da vida, dos territórios tradicionais pesqueiros, da soberania alimentar e da democracia”.

::Leia também | DF: Pescadores organizam ações para denunciar violações de direitos humanos e socioambientais::

O ato se tornou ainda mais urgente depois do processo excludente de recadastramento profissional dos pescadores, promovido pelo governo federal, dificultando o acesso dos profissionais da pesca a regularização da profissão. Martilene Rodrigues, coordenadora nacional do Movimento de Pescadores e Pescadoras, denuncia esses retrocessos e convoca o apoio da população brasileira nesta luta no Entrevista Central. Assista abaixo ou continue lendo o texto após o vídeo.

"A nossa cultura e o nosso modo de vida preserva o meio ambiente. Somos nós, pescadores artesanais, que colocamos esse alimento na mesa do brasileiro, principalmente as mulheres pescadoras", afirma Martilene em entrevista.

No mesmo mês em que é celebrada a Consciência Negra, quando ocorrem diversas manifestações pelo país pedindo também o fim da violência e do genocídio negro, mais um episódio de provável massacre policial foi registrado. Desta vez, em São Gonçalo, no complexo do Salgueiro no Rio de Janeiro.

De acordo com moradores da região de Palmeiras, a ação foi provocada depois da morte de um sargento da polícia militar durante um patrulhamento. A ação policial que resultou em pelo menos oito pessoas mortas. No Embarque Imediato, Maria Isabel Couto, diretora de programas do Instituto Fogo Cruzado, fala sobre a violência armada no estado do Rio.

::Mortes no Salgueiro: Alto Comissariado da ONU cobra investigação independente sobre operação::

No quadro Trilhos do Brasil após um longo período de restrições sanitárias por conta da covid 19, o Festival de Cinema de Pernambuco, volta às telas agora, em formato presencial. Nesta segunda-feira, dia 22 de novembro, a 25ª edição do Cine Pernambuco foi reaberta para o público dentro do centenário teatro do parque. A mostra competitiva selecionou diversos  filmes, entre eles, longas nacionais, documentários e curta-metragens.

 A Parada Cultural indica o Liquidificador Microfestival que em sua sexta edição, oferece uma programação online que será exibida no canal do evento até o dia 29 deste mês. O projeto viabilizado por meio da lei de incentivo a cultura de Belo Horizonte, aposta no encontro de linguagens culturais variadas agregando poesia e artes digitais. 

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.

A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.

Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora

Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diametro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4

Edição: Vinícius Segalla