Rio Grande do Sul

Resistência

Sociedade Beneficente Cultural Floresta Aurora celebra 150 anos de existência

Entidade realiza Celebração Inter-religiosa pela Paz em homenagem a Beto Freitas no dia 5 de dezembro

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A ocasião marca o momento em que a Sociedade está comprometida com o projeto de revitalização da sua sede - Reprodução

A Sociedade Beneficente Cultural Floresta Aurora de Porto Alegre está dando início à campanha pelos 150 anos da entidade, que se completam em 2022. A data escolhida é alusiva ao primeiro aniversário da morte de Beto Freitas.

A entidade também convida para uma homenagem a Beto Freitas, a ser realizada no dia 5 de dezembro, através de uma Celebração Inter-religiosa pela Paz, contando com a presença de diversas lideranças religiosas do estado.

Ainda em 2021, a Sociedade está empenhada com o projeto de revitalização da sua sede, que foi possível através da conquista do edital de apoio para fortalecimento institucional de organizações e/ou coletivos afro-brasileiros da sociedade civil, proposto pelo Grupo Carrefour, como forma de indenizar a sociedade pelo assassinato de Beto Freitas em suas dependências. 

A Sociedade Floresta Aurora foi fundada em 31 de dezembro de 1872, na esquina das Ruas Aurora (atual Barros Cassal) e Floresta (hoje Cristóvão Colombo) por negros libertos, 16 anos antes da Abolição da Escravatura. Por conta disso, um de seus slogans é “Mais antiga que a liberdade”.

Confira o convite completo:

Há um ano, na véspera do Dia da Consciência Negra, João Alberto Freitas, homem negro de 40 anos, foi espancado até a morte por seguranças em uma filial do Grupo Carrefour Brasil, em Porto Alegre. 

Com uma história que atravessa os séculos, a Sociedade Beneficente Cultural Floresta Aurora, de Porto Alegre, segue ativa e luta pela igualdade racial. Contemplada no edital de apoio para o fortalecimento institucional de organizações e coletivos afro-brasileiros da sociedade civil, do Grupo Carrefour Brasil, a entidade realiza obras de segurança patrimonial em sua sede, na estrada Afonso Lourenço Mariante, no bairro Belém Velho, zona Sul da Capital.

A Sociedade Floresta Aurora foi fundada em 31 de dezembro de 1872, na esquina das Ruas Aurora (atual Barros Cassal) e Floresta (hoje Cristóvão Colombo) por negros forros, 16 anos antes da Abolição da Escravatura. Por conta disso, um de seus slogans é “Mais antiga que a liberdade”.

Ao longo da história, a entidade teve em seu quadro social negros ilustres, como o marinheiro João Cândido, que, em 1910, liderou a Revolta da Chibata, no Rio de Janeiro. Entre a esquina em que foi fundada e a sede atual, a Floresta Aurora passou pelas ruas Lima e Silva, na Cidade Baixa, Curupaiti, no Cristal, e Coronel Marcos, na Pedra Redonda.

O edital do Carrefour foi criado para atender entidades  da sociedade civil de qualquer região do Brasil que desenvolvam e implementem iniciativas voltadas para a equidade racial na sua localidade, como projetos de valorização da identidade negra e projetos de combate às desigualdades às quais a população negra está submetida. 

No dia 5 de dezembro próximo, a Sociedade B.C. Floresta Aurora, realizará uma homenagem ao João Alberto Freitas, em sua sede com a I Celebração Inter-religiosa pela Paz. A cerimônia será campal e contará com a presença de diversas lideranças religiosas do estado.

A Sociedade prepara-se para as comemorações de 150 anos em 2022, com intensa programação.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko