Rio Grande do Sul

COVID-19

Hospital Centenário tem primeiro dia com UTI Covid sem pacientes internados

Referência para 18 municípios, hospital de São Leopoldo (RS) colhe frutos do avanço na vacinação

Brasil de Fato | Porto Alegre |
"Uma grande vitória para quem cuidou da vida da população", celebrou o prefeiro Ary Vanazzi - Foto: Aline Marques

O Hospital Centenário, localizado no município de São Leopoldo (RS), registrou seu primeiro dia na pandemia com a UTI Covid vazia, nesta terça-feira (16). Segundo a prefeitura municipal, o paciente que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva recebeu alta após 46 dias de internação e segue o tratamento em uma das clínicas médicas da instituição.

Nos leitos de enfermaria Covid, estão internados 8 pacientes, o que representa 35% de ocupação. O Hospital Centenário é referência para 18 municípios dos vales do Sinos, Caí e Região Metropolitana.

Para o prefeito, Ary Vanazzi, foi um dia histórico no enfrentamento da pandemia. “Depois de dois anos nessa luta, ter a Uti Covid vazia, isso é fruto de quem sempre defendeu a ciência e a vacina, e é resultado da vacinação que avança a cada dia, com mais de 77% da população acima de 12 anos com uma dose e mais de 61% já com a segunda dose”, afirmou

O gestor municipal reforçou a necessidade das pessoas seguirem se cuidando e se vacinando. “Isso vai ajudar muito para a retomada da normalidade, do ponto de vista econômico e social. No entanto, não podemos deixar de usar máscara e álcool em gel, não podemos descuidar, é uma grande vitória para quem cuidou da vida da população, evitando maiores tragédias, hoje respiramos mais aliviado e saímos bem até aqui na estratégia”, avaliou.

De acordo com a presidenta da Fundação Hospital Centenário, Lilian Silva, a Unidade de Tratamento Intensivo permanecerá ativa. “Se o cenário se manter assim, com baixa ou nenhuma ocupação, iniciaremos um processo de mudança a partir da segunda quinzena de janeiro”, destacou.

O município de São Leopoldo é o nono mais populoso do Rio Grande do Sul, com 214 mil pessoas residentes, conforme dados do Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dados da Secretaria Estadual da Saúde desta quarta-feira (17) mostram que a cidade é a oitava com mais casos confirmados da doença no estado, com 29.595 pessoas infectadas desde o início da pandemia. Em relação ao número de óbitos, ocupa a nona posição, com um total de 784 vítimas fatais.

Segundo dados da prefeitura de São Leopoldo, já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 77,04% da população acima de 12 anos e 70,49% da população total. Já tomaram a segunda dose ou dose única 61,51% da população acima de 12 anos e 56,29% da população total. A terceira dose já foi aplicada em 6,3% da população acima de 12 anos e 5,77% da população total.

* Com informações da Comunicação do Hospital Centenário


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira