Paraná

BdF-PR 238

Editorial | Enfrentamento ao racismo, uma luta central

Se um presidente da república faz declarações que estimulam a discriminação, é preciso combater tal governo racista

Curitiba (PR) |
Atos do Dia da Consciência Negra costumam lotar as ruas das maiores cidades do Brasil - Rovena Rosa/Agência Brasil

O dia 20 de novembro é uma oportunidade para refletir sobre o racismo que forja a construção do Brasil. Logo, também para estruturar políticas de reparação histórica. A desigualdade racial presente no acesso a trabalho, renda, educação e saúde exige políticas efetivas de combate à discriminação.

Recentemente, diversos episódios de violência policial contra pessoas negras, casos de ofensas racistas no futebol foram colocados em evidência – como o que envolveu o jogador Celsinho, do Londrina, gerando indignação e exigindo tomada de posição por parte dos clubes e torcidas. Se, por um lado, isso mostra que há muito que se avançar em torno do tema, por outro, indica que o assunto está tomando mais o espaço público e constrangendo as instituições a agirem.

O recente julgamento do STF reconhecendo injúria racial como crime imprescritível é uma demonstração disso. Apesar desse enquadramento penal ser uma medida limitada para enfrentar o problema, a posição indica que o racismo deve ser combatido de forma séria.

Se um presidente da república faz declarações que estimulam a discriminação, como o tem feito Bolsonaro, é preciso combater tal governo racista. Por isso, a luta contra o racismo é central em nosso país.

Edição: Pedro Carrano