CINEMA NACIONAL

Por que o filme "Marighella" continua com exibição restrita no país apesar do sucesso?

Produções estadunidenses de super-heróis ocupam maioria das salas em grandes cidades; Ancine poderia alterar este quadro

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
"É um escândalo privar os moradores da Baixada de assistir a 'Marighella', o belo filme de Wagner Moura", disse Mário Magalhães, autor da biografia sobre o guerrilheiro - Divulgação/Marighella

Com sessões de pré-estreia esgotadas nos primeiros dias de novembro, o filme "Marighella" entrou no circuito das salas de cinema no último dia 4 e vem fazendo sucesso junto ao público brasileiro. Mas o sucesso não tem sido suficiente para que salas de exibição em todo o Brasil deem uma chance à produção nacional e ao público.

Continua após publicidade

Leia mais: Manifestação denuncia censura ao filme Marighella e desmonte da Ancine sob governo Bolsonaro

Apesar de estar entre as maiores estreias de 2021 nos cinemas, tendo sido vista por mais de 100 mil espectadores no período de uma semana, algumas cidades da Baixada Fluminense, assim como tantas cidades no Brasil, não estão exibindo a produção dirigida por Wagner Moura e que tem no elenco Seu Jorge, Bruno Gagliasso, Adriana Esteves e Humberto Carrão.

Com quase 1 milhão de habitantes, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, não tem nenhuma sala de cinema exibindo o filme nacional. Em compensação, em apenas um cinema da cidade, o Cine Araújo, o filme de super-heróis "Eternos" está em cartaz em sete salas com 19 sessões diferentes em um único espaço. A outra sala do Cine Araújo exibe "Venom", outro filme de super-heróis.

Em municípios da Baixada que estão exibindo "Marighella" a partir da quinta-feira (11), dia da semana em que as salas renovam a programação, o filme de Wagner Moura entrou apenas na sessão de 20h10 do Kinoplex de Nova Iguaçu e às 19h45 no Cinépolis de São Gonçalo. [Continua após o vídeo.]

Veja também:

Autor da biografia "Marighella", livro que inspirou o filme, o jornalista Mário Magalhães comentou o fato nas redes sociais.

"É um escândalo privar os moradores da Baixada de assistir a 'Marighella', o belo filme de Wagner Moura", escreveu Magalhães, quando na primeira semana o filme ainda não havia chegado a nenhuma sala da Baixada.

::CineB e MTST levam "Marighella" a ocupação na zona leste de São Paulo::

Nas redes sociais, o crítico e pesquisador Marcelo Ikeda comentou em uma postagem sobre a distribuição de "Marighella" em cinemas nas periferias do país. Ele disse que a iniciativa caberia à Agência Nacional de Cinema (Ancine), já que, como agência reguladora do mercado, ela coordena a Câmara Técnica de Exibição.

O pesquisador afirma que, anos atrás, "Minha mãe é uma peça 3", o último filme da franquia do humorista Paulo Gustavo, teve que sair de cartaz, até mesmo com sessões sendo canceladas, para que a produção de super-heróis estadunidense "Vingadores - Ultimato" entrasse em cartaz nas salas.

"O problema é que a gestão atual da Ancine, além de liberal, parece não ter muito interesse em que o filme em questão seja visto, mesmo tendo recursos do FSA [Fundo Setorial do Audiovisual]", disse, nas redes, Ikeda, que tem livros publicados sobre mercado cinematográfico e legislação audiovisual no Brasil.

:: "As pessoas veem na luta de Marighella a sua luta no Brasil de hoje", diz Wagner Moura ::

No início de julho deste ano, uma gestora da Ancine encaminhou o projeto de lançamento comercial do filme para arquivamento. A produtora O2 negou que tenha solicitado o arquivamento.

O filme "Marighella" tinha previsão de estreia em 20 de novembro de 2019, Dia da Consciência Negra. Desde então, pessoas ligadas ao filme vinham denunciando tentativas de boicote por parte do governo Bolsonaro para evitar que o filme chegasse aos cinemas.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Eduardo Miranda