Paraíba

COMIDA DE VERDADE

Feira Agroecológica Ecovárzea: mais uma alternativa em meio à produção desmedida do agronegócio

A economia solidária é um dos princípios da organização da feira, que tem uma longa história de atuação

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |

Ouça o áudio:

Feira Agroecológica da UFPB, a Ecovárzea, acontece nas manhãs de todas as sextas, em João Pessoa. - Reprodução

Existem muitas diferenças entre o agronegócio e a agroecologia. O agronegócio visa o lucro, explora a terra e produz alimentos processados e ultraprocessados. No Brasil, ele exporta monoculturas em grande escala, como a soja, que serve apenas para biodiesel e ração animal e não para a alimentação humana. Se é para falar de agroecologia que produz alimentos saudáveis, é impossível não citar a experiência da Feira Agroecológica Ecovárzea.

O processo de organização da Ecovárzea começou em 1997. Inicialmente, ela acontecia no bairro de Mangabeira em João Pessoa/PB. No ano seguinte, em 1998, passou a funcionar na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), local que está até hoje, em todas as sextas-feiras pela manhã, das 4h às 12h. Os agricultores e agricultoras que fazem parte da Ecovárzea são dos assentamentos Dona Helena, Padre Gino, Vida Nova e Rainha dos Anjos, localizados nos municípios de Cruz do Espírito Santo e Sapé, que fazem parte da Região da Várzea. As comunidades Dona Antônia, no Conde; e Ponta de Gramame, em João Pessoa, também compõem a feira.


Produtos agroecológicos são diversos e cheios de saúde. / Reprodução

A Ecovárzea é uma associação, acompanhada, entre outras organizações, pela Comissão Pastoral da Terra (CPT). Existem momentos de decisões entre os agricultores e agricultoras para a organização e continuidade da feira. Um dos princípios organizadores é a economia solidária que é, justamente, uma alternativa à produção desmedida do agronegócio. “É um espaço de geração de renda. É uma forma de diferenciada de produzir, pois cuida do meio ambiente e tem preocupação com a alimentação saudável. Então, é prazeroso para quem produz e para quem consome. A feira traz o espírito da solidariedade”, comenta Rogério Oliveira, da CPT, sobre as feiras agroecológicas.

O Brasil vive a situação de insegurança alimentar e fome. Rogério aponta que “A organização que se tem das feiras vai de encontro à toda essa realidade, é uma alternativa para as famílias do campo, ademais traz alimentos livres de agrotóxicos, responsáveis por diversas doenças”.

Além de estar em todas as sextas-feiras na UFPB. A Feira Agroecológica Ecovárzea também tem os pontos seguintes pontos fixos: Na sexta-feira (tarde) – Sapé, em frente à Igreja Matriz. Na terça-feira (manhã) - Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa, localizado no bairro de Jaguaribe.

Os pedidos dos alimentos também podem ser feitos pelo site da Ecovárzea. A retirada dos alimentos é sempre na sexta-feira, na UFPB.

Edição: Heloisa de Sousa