Distrito Federal

Covid-19

Professores realizam Assembleia com indicativo de greve

Para entidade, Governo ignora um cenário grave nas escolas públicas: salas de aulas lotadas e ventilação inadequada.

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Categoria se reúne em encontro virtual nesta quinta, 11, às 16h30 - Fotos: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

O Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF) convocou a categoria da rede de ensino para uma Assembleia, que acontece nesta quinta-feira (11),  com indicativo de greve.

Os trabalhadores vão debater o retorno às aulas 100% presenciais que, segundo a entidade, foram retomadas sem a garantia da manutenção dos protocolos de segurança contra a covid-19.

Em nota, o Sinpro-DF ressalta que desde que o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), decidiu retomar as aulas 100% presenciais, sistema vigente desde o último dia 3, o Sindicato “vem tentando negociar pontos importantes para que as medidas de segurança sanitária sejam mantidas no ambiente escolar, já que a pandemia da covid-19 ainda não acabou”, destaca.

De acordo com dados do Sinpro, até o dia 22 de outubro, 136 escolas públicas no DF haviam registrado ao menos um caso da doença.

A entidade alega que a decisão tomada pelo Governo local foi feita sem qualquer diálogo com o Sinpro-DF ou mesmo com os gestores das escolas, “e ignora um cenário grave nas escolas públicas, com salas de aulas lotadas e sem ventilação adequada: ambiente perfeito para a proliferação do coronavírus”, aponta.

Em defesa da vida

A entidade sindical informa que apresentou propostas ao GDF para a criação de um Plano de Contingência para minimizar os efeitos da covid-19 nas escolas. No entanto, “o GDF se mostra indisposto a aplicar qualquer tipo de estratégia que tenha como objetivo coibir possíveis surtos de contaminação de covid-19 nas salas de aula”, declara o sindicato.

A Secretaria de Educação do DF (SEDF) divulgou, um dia após a retomada integral das aulas, que foram identificadas escolas com superlotação de alunos devido à matrículas em excesso em algumas unidades da rede de ensino. De acordo com a instituição, “o problema será solucionado”.

Na terça-feira (9), o Sinpro-DF se reuniu com representantes da Secretaria de Educação pra tratar do assunto. O sindicato frisou a necessidade do governo garantir as condições  adequadas para que as escolas cumpram as orientações da secretaria.

Protocolo de segurança

Na ocasião, ficou estabelecido que nenhuma sala de aula poderá ter mais estudantes do que o espaço comporta, guardando o devido distanciamento. Em caso de excedente, a escola poderá trabalhar com alternância de frequência.

As escolas que não reúnem as condições adequadas devem registrar suas necessidades e limitações junto à SEDF via SEI (Sistema Eletrônico de Informações), para que providências sejam tomadas.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino