Paraná

Música

Artistas promovem concerto para camponeses e moradores da periferia de Curitiba

Diálogos "música, cultura e democracia” promove atividades no assentamento Contestado, no Teatro Positivo e na UTFPR

Curitiba (PR) |
Evento promove intercâmbio cultural para crianças camponesas de assentamento do MST, moradores da periferia de Curitiba e estudantes universitários - Foto: Sylviane Guilherme

Os próximos dias 12 e 13 de novembro serão de encontro entre a música clássica e crianças camponesas da Lapa, moradores da periferia de Curitiba e estudantes universitários. A ação faz parte da série Diálogos “música, cultura e democracia” idealizada pelo Instituto Res Publica, que visa democratizar o acesso à cultura e aproximar o setor cultural da sociedade em geral. Todas as atividades são gratuitas e a maioria terá transmissão ao vivo.

No dia 12, a programação inclui ensaio aberto no Teatro Positivo, às 10h; às 15h30, “Masterclass Diálogo, introdução à música de câmara”, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Sede Centro; e às 20h concerto no Teatro Positivo, voltado aos professores, alunos, ex-alunos e funcionários da Universidade Positivo.

Já no sábado, dia 13, a programação recebe o nome “Arte da Resistência, por Terra, Teto e Pão”, e será marcada pela união da música e da luta por direitos no campo e na cidade.

As atividades começam às 9h30, com uma visita dos artistas ao assentamento Contestado, da Lapa. Os músicos, que já pisaram palcos internacionais, vão conhecer de perto as agroflorestas e hortas comunitárias, e farão apresentação e oficinas para as crianças da comunidade. Eles vão se apresentar no Centro Cultural Casarão, que é o espaço artístico que carrega a memória histórica do assentamento e da luta pela terra. Dezenas de artistas, de áreas diversas, também vão participar da atividade.

À noite, em Curitiba, o quinteto realizará apresentações no Teatro Positivo: um ensaio aberto a partir das 18h45 e um concerto entre 20h e 21h30, voltados especialmente às famílias do assentamento Contestado e de comunidades da periferia da capital.

“Criou-se esse estereótipo de que a música clássica que é tocada nas grandes salas de concerto é feita para um público específico. Então, a Série Diálogos pensa justamente em levar a música até o assentamento, para as áreas rurais, para as regiões periféricas e também levá-los às salas de concerto para que tenham esse contato com os teatros, os espaços públicos”, explica o Diretor Cultural do Instituto, Gabriel Squizzato.

Márcia Korczak, coordenadora do Setor de Educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no assentamento e pedagoga do Colégio Estadual do Campo Contestado, que fica na comunidade, reforça a importância da iniciativa: “Nós acreditamos que através da música, do acesso da criança à cultura, à arte, pode proporcionar várias oportunidades para o desenvolvimento humano pleno”. 

Os artistas

Participam da ação os músicos Gabriel Squizzato, violista, professor assistente no Musik und Kunst Privatuniversität der Stadt Wien (Viena), e Diretor Cultural no Instituto Res Publica; Cristian Badu, pianista, vencedor do Concurso Internacional Clara Haskil; Rafael Cesário, professor no Instituto Baccarelli (SP), integra o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo; Angelo Martins, violinista, atualmente se apresenta como Spalla da Orquestra Sinfônica do Paraná; e Pedro Gadelha, contrabaixo solista da Orquestra Sinfônica de São Paulo, depois de vários anos na Alemanha como membro da Ópera de Frankfurt.

As atividades da Série são idealizadas pelo Instituto Res Publica e realizadas em parceria com Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST-PR), com apoio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), da Fundação Bianca Bianchi, do Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR), da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR) e dos Escritórios de advocacia Bentivenha Advocacia Social e Godoy Advocacia.

Edição: Lia Bianchini