Paraná

Alep

Com cassação de Francischini (PLS), 4 deputados tomam posse na Assembleia Legislativa do Paraná

Mudança ocorre após decisão do TSE que cassou o mandato do deputado Francischini por disseminação de fake news

Curitiba (PR) |
Dos quatro empossados, três já ocuparam uma cadeira na Alep - Foto: Dálie Felberg/Alep

Na sessão plenária desta segunda (9), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), quatro novos deputados tomaram posse: Adelino Ribeiro (Patriotas), Nereu Moura (MDB), Elio Rusch (DEM) e Pedro Paulo Bazana (PV). Eles ocupam as vagas abertas após a cassação do mandato do deputado Delegado Francischini (PSL) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O Tribunal determinou a anulação e recontagem dos votos recebidos pelo parlamentar. Com isso, também deixaram o Poder Legislativo os deputados Emerson Bacil, Do Carmo e Cassiano Caron, todos do PSL, partido pelo qual o presidente Jair Bolsonaro se elegeu ao cargo.

Durante a sessão, os novos deputados realizam o compromisso regimental do juramento em respeito à Constituição e leis do Estado, além de assinarem o termo de posse para assumir o mandato na 19ª Legislatura. Em seguida, o presidente do Poder Legislativo, deputado Ademar Traiano (PSDB), declarou os novos parlamentares empossados.

“Tivemos a posse de quatro novos deputados por decisão do TSE. Estamos cumprindo a Lei. A Casa permanecerá da forma como sempre esteve. Não teremos mudanças radicais", comentou Traiano.

Cassação de Francischini

Fernando Francischini, conhecido como Delegado Francischini, teve seu mandato cassado no último dia 28, por disseminação de notícias falsas sobre fraude nas urnas eletrônicas de 2018.

O TSE determinou que a votação recebida pelo deputado na eleição de 2018 fosse anulada. Dessa forma, uma nova totalização foi realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

Francischini teve uma votação recorde no último pleito, com mais de 400 mil votos, colaborando para a eleição dos demais deputados do PSL. Com o recálculo realizado pelo Tribunal, houve uma nova distribuição de votos válidos e, dessa forma, a recomposição das demais vagas, fazendo com que os outros três deputados do partido perdessem a vaga.

Quem são os novos deputados

Dos quatro empossados, três já ocuparam uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná.

Adelino Ribeiro, com história política na região Centro-Oeste do estado, foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2010, sendo reeleito em 2014.

Nereu Moura assumiu uma cadeira na Alep pela primeira vez em 1993. Candidatou-se novamente nas eleições de 1994, elegendo-se como um dos mais votados do Paraná. Foi reeleito nos anos de 1998, 2002, 2006, 2010 e 2014.

Elio Rusch iniciou sua trajetória política na década de 1970 e atua na Alep desde 1991, ano em que assumiu mandato como deputado estadual pela primeira vez. Na atual legislatura, assumiu por duas vezes em razão da licença maternidade da deputada Maria Victoria (PP), exercendo o seu oitavo mandato consecutivo como deputado estadual.

O único estreante é Pedro Paulo Bazana. Ex-vice-prefeito de Arapongas, Bazana obteve 21.145 votos no último pleito para deputado estadual.

*Com informações da Comunicação da Alep. 

Edição: Lia Bianchini