Pernambuco

AUDIOVISUAL

Sexta edição do Festival VerOuvindo democratiza acesso ao cinema para Pessoas Com Deficiência

Evento inicia nesta quarta (10) com estreias e clássicos acessíveis e mostra de curtas com audiodescrição e Libras

Brasil de Fato | Recife (PE) |
O VerOuvindo é o primeiro festival do Brasil a exibir a audiodescrição gravada dos filmes apresentados - Divulgação

O VerOuvindo - Festival de Filmes com Acessibilidade Comunicacional do Recife inicia nesta quarta-feira (10) a sua 6ª edição. Desta vez, o projeto acontecerá em formato híbrido, com sessões presenciais e online até dia 15 de novembro. Além das sessões presenciais no Recife, Nazaré da Mata e Vitória de Santo Antão, as pessoas poderão acompanhar de casa as sessões no canal de Youtube e no site do festival.

Serão mais de 40 horas de programação de cinema e formação sobre acessibilidade comunicacional para pessoas com deficiência auditiva ou visual, com estreia de filmes, acessibilidade de clássicos e de filmes pernambucanos, formação em acessibilidade para o audiovisual e ações externas, gratuitas e abertas para todo o público. No Recife, as ações acontecerão no Cinema da Fundação - Derby, no Teatro do Parque e no Marco Zero.

O festival focará no papel dos tradutores intérpretes da Língua Brasileira de Sinais - Libras, celebrando o intenso trabalho de acessibilidade na produção audiovisual durante a pandemia. A Mostra Competitiva de Libras será a primeira premiação no país voltada para esses profissionais entre festivais, e se junta à tradicional Mostra de Curtas com Audiodescrição (AD), também pioneira no Brasil. As competições ocorrerão em 11 e 12 de novembro, no Cinema da Fundação - Derby, e estarão abertas no site durante todo o festival para votação.

Um dos pontos altos da edição será o lançamento em Pernambuco do filme Limiar (2020), da realizadora paulista Coraci Ruiz, no domingo, dia 14 de novembro, às 17h15, no Cinema da Fundação - Derby. O filme é um experimento biográfico em que a realizadora acompanha e registra a transição de gênero do próprio filho adolescente, entre 2016 e 2019, abordando conflitos, certezas e incertezas que perpassam a busca pela identidade. Haverão também sessões de debate no "Por Trás das Câmeras", que no dia 13 contará com a presença do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho e com o pesquisador Rodrigo Carreiro.

Além das telas

No domingo, dia 14, o VerOuvindo realizará uma ação de Pedal Duplo Acessível em formato aberto e gratuito para pessoas com deficiência. Pessoas cegas ou com baixa visão poderão pedalar pelo Recife Antigo com o voluntário guia e o grupo será acompanhado por audiodescritores, que farão a descrição da paisagem do passeio ao vivo. A iniciativa é fruto de parceria com o grupo Pedal Duplo acessível e a Associação de Cegos de Caruaru (Acace).

Como atividades paralelas, estão sendo oferecidos passeios com recursos de acessibilidade para Porto de Galinhas, Olinda e também de Catamarã, no Recife. Os trajetos e viagens ocorrerão com a presença de audiodescritores e intérpretes de Libras, que irão acessibilizar aos participantes tanto a descrição da paisagem como também poderão indicar os sons locais e traduzir o que for explicado por um guia de turismo. 

 

Edição: Vanessa Gonzaga