Rio Grande do Sul

Ao vivo e Online

Poa Jazz Festival terá transmissão ao vivo e gratuita neste sábado (6)

Evento acontece durante todo o dia 6 no Instituto Ling, também com os shows e oficinas musicais em formato presencial

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Em sua sexta edição, o evento conta com seis shows e dois workshops musicais realizados em formato híbrido - Divulgação

Após um ano de interrupção por conta da pandemia, o Poa Jazz Festival volta a ser realizado neste sábado (6). Em sua sexta edição, o evento acontecerá em formato híbrido, com seis shows e dois workshops musicais realizados no Instituto Ling.

Do exterior, estão confirmados o grupo norte-americano Delvon Lamarr Organ Trio, com seu jazz-soul tocado no órgão Hammond, no estilo dos anos 60, e o nova-iorquino Cliff Korman, pianista, educador e pesquisador de música brasileira e improvisação.

As atrações nacionais são o violonista brasiliense Lula Galvão e três projetos gaúchos: a união de ritmos latinos do Barlavento Quarteto de Saxofones, a mistura de nativismo e música de câmara do Quinteto Canjerana e o duo Fechado para Balanço, com o guitarrista Edilson Ávila e o pianista Luiz Mauro Filho tocando temas próprios e standards do jazz.

Os workshop ocorrem às 10h, com Zoca Jungs (RS), e às 13h30, com Cliff Korman (EUA).

Como assistir

Para assistir às apresentações online, a inscrição é gratuita e deve ser feita no site do centro cultural. Os shows também poderão ser acompanhadas em pequenas plateias no centro cultural. Para o formato presencial, restam poucos ingressos à venda também no site e na recepção do Instituto Ling.

Os tickets podem ser adquiridos separadamente para cada show, com preços de R$ 30 a R$ 50 (confira a programação completa logo abaixo). A recepção do Instituto Ling funciona de segunda a sábado, das 10h30 às 20h, na Rua João Caetano, 440, bairro Três Figueiras, em Porto Alegre.

Redes sociais: Facebook / Instagram / Twitter / Youtube / Fone: 5135335700 / Email: instituto.ling@institutoling.org.br.

Programação de sábado (6)

11h - Barlavento Quarteto de Saxofones (RS)

Formado por Renato dos Santos (sax barítono e direção musical), Gustavo Muller (sax soprano), Amauri Iablonovski (sax alto) e Marcos André Anschau (sax tenor), o grupo que nasceu em 2005 apresenta uma proposta estética que mescla ritmos brasileiros, portenhos e caribenhos ao jazz. Seu repertório, composto em grande parte por arranjos feitos exclusivamente pelos músicos, inclui obras autorais e de nomes como Hermeto Pascoal, Pixinguinha, Tom Jobim, Ary Barroso, Astor Piazzolla, Carlos Gardel, George Gershwin e Duke Ellington.

15h - Quinteto Canjerana (RS)

Criado em 2012 pelos músicos Fernando Graciola (violão), Zoca Jungs (guitarra e viola), Mauricio Horn (acordeon), Tiago Ferrari Daiello (contrabaixo) e Mauricio "Lito" Malaggi (bateria), o quinteto compõe e executa temas instrumentais de cunho nativista gaúcho, aliados a arranjos autorais trazidos da música de câmara. O conceito foi batizado pelo grupo de "Música Gaúcha Contemporânea".

16h30 - Fechado para Balanço (RS)

Com temas próprios e standards do jazz e da música brasileira, o projeto reúne dois grandes instrumentistas gaúchos: o pianista Luiz Mauro Filho, premiado duas vezes no III Festival do Choro de Porto Alegre (1993) e também no primeiro festival de música instrumental da Moenda da Canção (2011); e o guitarrista Edílson Ávila, que tem carreira nacional e internacional, com graduação em Los Angeles, no Musicians Institute.

18h - Lula Galvão (DF)

Um dos principais nomes do violão brasileiro, Lula Galvão subirá ao palco do Poa Jazz Festival acompanhado por Rodrigo Villas (contrabaixo) e Márcio Bahia (bateria). O músico nascido em Brasília já atuou ao lado de grandes artistas, como Caetano Veloso, Ivan Lins, Hamilton de Holanda, Ron Carter, Kenny Barron, Kenny Rankin, Chico Buarque, Nana Caymmi, Gal Costa e Beth Carvalho. Entre seus CDs lançados estão Rosa Passos e Lula Galvão - Letra & Música Ary Barroso (1997), Bossa da minha Terra (2009) e Alegria de Viver (2019).

19h30 - Cliff Korman (EUA)

Acompanhado por Augusto Mattoso (contrabaixo) e Márcio Bahia (bateria), Cliff Korman apresentará músicas próprias e standards do jazz e da MBP na sexta edição do festival. O pianista norte-americano estudou em Nova Iorque, sua cidade natal e, atualmente, ministra diferentes disciplinas de música na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem participado e desenvolvido numerosos projetos envolvendo artistas brasileiros e norte-americanos. Entre suas gravações, destacam-se Mood Ingênuo, o sonho de Pixinguinha e Duke Ellington (1999) e Trains of Thought (2014). Como produtor e diretor musical realizou as gravações Entre Amigos, com Rosa Passos e Ron Carter; The Feeling's Back, com Chuck Mangione; Blue Bossa, de Ana Caram; e I Thought About You, com a cantora Christy Baron.

21h - Delvon Lamarr Organ Trio (EUA)

O grupo, também conhecido simplesmente por DLO3, é liderado pelo organista Delvon Lamarr, virtuoso músico autodidata com talento para criar o seu próprio jazz e com habilidade para tocar uma série de instrumentos. Juntam-se a ele o dínamo Jimmy James na guitarra e a explosão do baterista Don Weiss. O trio, que já esteve duas vezes na parada de álbuns da Billboard, tem se apresentado em diversas cidades do exterior e já tocou no Upstream Music Festival, transmitido pela KEXP, com mais de 7 milhões de visualizações.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira