Paraná

Jogo das cadeiras

PSL perde 4 cadeiras na Alep com cassação de Francischini

Bancada do ex-partido de Bolsonaro cai pela metade no Paraná

via Porém.net |
Francischini (PSL) teve mandato cassado por disseminação de notícias falsas
Francischini (PSL) teve mandato cassado por disseminação de notícias falsas - Agência Paraná

Deputado estadual mais votado no Paraná com 427 mil votos, Fernando Francischini, conhecido como Delegado Francischini, elegeu colegas de partido consigo para o parlamento paranaense. A bancada era formada por oito deputados. Com a sua cassação, o PSL pode perder quatro cadeiras, incluindo a de Francischini.

O partido já tinha perdido uma cadeira com a cassação do registro de outro deputado, Subtenente Everton, por abuso de poder econômico.

De acordo com uma simulação, o PSL passa a ter apenas quatro cadeiras porque o partido cai dos 14% dos votos recebidos nas últimas eleições para 7,23%.

As vagas devem ser ocupadas por Adelino Ribeiro (PRTB/PRB), Nereu Moura (MDB), Pedro Paulo Bazana (PV) e Gibson (PODE).

Quem é Francischini

Francischini fez sozinho 7,51% dos votos. É mais votos que toda a coligação do PT, que atingiu 413 mil votos e elegeu quatro deputados estaduais no Paraná. O Delegado, que foi secretário de Segurança no episódio do Massacre do Centro Cívico, já foi deputado federal e atualmente preside a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Teve seu mandato cassado pelo Superior Tribunal Eleitoral nesta quinta (28), por disseminação de notícias falsas sobre fraude nas urnas eletrônicas.

Edição: Lia Bianchini