Ceará

Lançamento

Futuro e Memória 2: artistas se reúnem em disco, especial audiovisual e show

O projeto marcou o reencontro de diferentes gerações de músicos da cena cearense

Brasil de Fato | Fortaleza - CE |
O projeto conta com apoio do VIII Edital das Artes, da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), e foi realizado em plena pandemia, seguindo as medidas de prevenção à Covid-19 - Aurélio Alves/Tainá Cavalcante

Rodger Rogério, Téti, Davi Duarte, Edmar Gonçalves, Calé Alencar, Gilmar Nunes e Theresa Rachel participam do álbum e do DVD (especial audiovisual lançado no YouTube) ‘Futuro e Memória 2’, interpretando clássicos da canção cearense e composições inéditas de Rogério Franco e Dalwton Moura. O projeto conta com apoio do VIII Edital das Artes, da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), e foi realizado em plena pandemia, seguindo as medidas de prevenção à Covid-19. O projeto destaca nas redes sociais, o tema da saúde pública, do respeito à vida e da necessidade de cuidados reais para atividades musicais seguras, neste momento de retorno gradual às atividades presenciais no país que possui a criminosa marca de mais de 600 mil vítimas fatais da doença – grande parte, mortes evitáveis.

A gravação do segundo disco ‘Futuro e Memória’ acontece três anos após o primeiro álbum, disponível nas plataformas digitais e elogiado por críticos como Zuza Homem de Mello, Mauro Ferreira e Jotabê Medeiros. O álbum lançado em 2018 chamou atenção para o Edifício São Pedro, na Praia de Iracema, em Fortaleza, retratando-o na capa, em 14 cartões com as letras das canções e em um pôster, todos incluindo fotografias artísticas até então inéditas do interior do edifício, assinadas por Luiz Alves. O prédio, que foi tombado e destombado pelo patrimônio público em âmbito municipal, passa hoje por graves incertezas quanto à própria continuidade. Uma metáfora de futuro e memória na difícil relação da capital cearense com seu passado, seu patrimônio histórico.

O primeiro disco deu origem ainda a um show, que circulou por diversas cidades do Ceará e da Paraíba, em um total de 10 apresentações, com nada menos que 14 músicos no palco, além de convidados em cada cidade. Em cada município onde o espetáculo aconteceu também foram realizadas rodas de conversa com os músicos locais, ampliando o diálogo para a reflexão sobre passado e presente, perspectivas e realidade, produção e difusão musical.

Especial audiovisual

Além do novo disco, ‘Futuro e Memória 2’, que estará disponível nas plataformas digitais como Spotify, Deezer, iTunes/Apple Music, Soundcloud, entre outras, a partir da sexta-feira, 5/11, com nada menos do que 18 faixas, o grupo, formado por artistas referenciais de diferentes gerações da cena musical cearense, também gravou um especial audiovisual.

O registro foi feito no Teatro da Casa de Vovó Dedé, Organização Não Governamental localizada na Barra do Ceará, bairro de alta vulnerabilidade social e de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A ONG trabalha com ensino de música popular e erudita, além de uma escola de produção cultural e de comunicação, com teatro e equipamentos de primeira linha, utilizados por jovens da Barra e de vários bairros vizinhos.


A gravação do segundo disco ‘Futuro e Memória’ acontece três anos após o primeiro álbum, / Aurélio Alves/Tainá Cavalcante

Futuro e Memória 2

No especial audiovisual, que também será lançado na sexta-feira, 5/11, no YouTube da TV DD (da Casa de Vovó Dedé), cada um dos 8 intérpretes reunidos pelo projeto ‘Futuro e Memória 2’ apresenta no palco as canções que registrou no álbum. A faixa-título do primeiro disco, ‘Futuro e Memória’, interpretada naquele álbum pelo cantor paulistano Zé Luiz Mazzzioti como convidado especial, é a única a também aparecer no volume 2, com um novo arranjo e novos cantores.

Nas sessões de gravação com Rodger Rogério, Téti, Davi Duarte, Edmar Gonçalves, Calé Alencar, Gilmar Nunes e Theresa Cristina, Rogério Franco e Dalwton Moura no Estúdio Som do Mar, e na gravação do DVD/especial audiovisual no Teatro da Casa de Vovó Dedé, está o mesmo quarteto de instrumentistas que circulou com o show ‘Futuro e Memória’ em 2018 e 2019.

O maestro Luciano Franco é responsável pelo contrabaixo e pela elaboração dos arranjos, com contribuições dos compositores e dos diversos intérpretes e instrumentistas. A direção musical é de Luciano, Rogério e Dalwton. No piano acústico, no teclado e no acordeom, Robson Gomes. Na guitarra, Anfrísio Rocha. Na bateria, Paulinho Santos. O disco conta ainda com as percussões de Jefferson Portela.

Da convivência ao fazer musical

Entre os músicos que participaram dos shows do primeiro disco ‘Futuro e Memória’ estão Kátia Freitas, Cristiano Pinho, Hermano Faltz e Caio Castelo, além de convidados como Ibbertson Nobre e Abidoral Jamacaru, no espetáculo realizado no Cariri em 2018. O disco conta também com Kátia Freitas, Paula Tesser, Adelson Viana, Nonato Luiz, Eudes Fraga, Paulo César Oliveira, além de vários outros instrumentistas.

O projeto marcou um reencontro desses integrantes de diversas gerações da cena cearense, em uma atmosfera de muita amizade e congraçamento, troca de experiências e surgimento de novas canções em diferentes parcerias. A alegria de pegar a estrada para os shows, o lançamento dos clipes das músicas ‘Mais que sonhar’, interpretada por Kátia Freitas, e ‘Reinvenção’, na voz de Téti, as faixas que seguem tocando em rádio, os vídeos registrando momentos emocionantes em diferentes palcos, o EP de inéditas ‘Velho Menino’, lançado por Roder Rogério, as novas canções que surgiram desse estar junto, tudo contribuiu para confirmar e ampliar a coesão do grupo.

Do isolamento a novas canções

O disco ‘Futuro e Memória 2’ surge exatamente da continuidade dessa convivência, mesmo com todas as dificuldades da pandemia. Nos tempos de isolamento mais severo, o grupo se reunia virtualmente uma vez por semana, aos domingos pela manhã, via Internet, cada um em sua casa. Momentos de emoção e da leveza possível diante de dias tão difíceis, entre tantas perdas.

Esses encontros online contaram também com a presença de convidados como Dedé Evangelista, Ricardo Bezerra, Fernando Abreu, Paulo Araújo. Uma série de lives-entrevistas, abertas ao público, foi realizada, ampliando o diálogo com os participantes do projeto e outros nomes da cena musical cearense.

Diversos integrantes do grupo também realizaram shows musicais em forma de live, neste um ano e meio desde o início de tantas mudanças. Vários também participaram de festivais e campanhas solidárias em prol dos colegas trabalhadores da cultura, ao longo destes 18 meses de pandemia até aqui.

Repertório: clássicos e inéditas

O projeto inicial previa shows em três unidades da Rede Cuca, de Fortaleza, e foi adaptado para a gravação do disco e do especial, sem público presencial e com todas as medidas possíveis para cuidado com a saúde de todos.

Cada intérprete gravou duas canções para o disco, também apresentadas no especial audiovisual a ser registrado no Teatro da Casa de Vovó Dedé. Rodger Rogério, Téti, Davi Duarte, Edmar Gonçalves, Calé Alencar, Gilmar Nunes, cada um interpreta um clássico cearense, que marcou sua carreira, e uma composição inédita.

Theresa Rachel, que se uniu ao grupo mais recentemente e representa a geração mais jovem de cantoras e instrumentistas que vêm se destacando em Fortaleza, apresentará duas canções inéditas.

Entre os clássicos já confirmados no repertório estão "Retrato marrom" (Rodger Rogério/Fausto Nilo), na voz de Rodger; "Cidade" (de Edmar Gonçalves e Marcos Lupi), com Edmar; "À toa", de Davi Duarte, com ele; "Vento rei" (de Calé Alencar e Zé Maia), na voz de Calé.


O projeto marcou um reencontro de integrantes de diversas gerações da cena cearense, em uma atmosfera de muita amizade e congraçamento / Aurélio Alves/Tainá Cavalcante

Um trabalho a muitas mãos

O especial audiovisual contou com direção, coordenação de gravação e cenário de Marco Beranger, da equipe da Casa de Vovó Dedé. A coordenação técnica é de Anfrísio Rocha, do Estúdio Som do Mar, com apoio de Jefferson Gonçalves. Identidade visual e design por Caio Castelo. A obra destacada na capa do disco, ‘La Famme Bateau’, é de autoria do internacionalmente aclamado artista visual cearense Sérvulo Esmeraldo, com utilização autorizada pela viúva e mantenedora da obra do artista, Dodora Guimarães, e pelo autor das fotografias que a registraram, Gentil Barreira. Consultoria de figurino: Gustavo Portela. Redes sociais: Camilla Lima. Apoio à produção: Genilda Azevedo, Tainá Rogério, Rami Rogério, Daniela Rogério, Flávia Rogério, Vânia Porto Rogério.

SERVIÇO

Futuro e Memória 2 – Música do Ceará – lançamento do disco e do especial audiovisual

Sexta-feira, 5/11, em todas as plataformas digitais e no YouTube da TV DD, da Casa de Vovó Dedé. 7/11 show de lançamento no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza. Com Rodger Rogério, Téti, Davi Duarte, Edmar Gonçalves, Calé Alencar, Gilmar Nunes, Theresa Rachel, Rogério Franco e banda.

Para saber mais

Instagram: @musicadoceara

Site: www.futuroememoria.com

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Camila Garcia