Paraná

COMIDA DE VERDADE

Rádio Plantô, Brotô! | Ep. 4 - Começa a primeira etapa do PECMAP

Projeto Emergencial de Conservação e Multiplicação da Agrobiodiversidade distribuirá 40 toneladas de sementes no PR

Paraná |

Ouça o áudio:

Ep. 4 - Começa primeira etapa de ação que distribuirá 40 toneladas de sementes crioulas no Paraná - Rádio Plantô, Brotô!

Com cerca de 5 mil famílias agricultoras, de 150 municípios do Paraná, beneficiadas com mais de 30 toneladas de sementes crioulas entre agosto de 2020 a julho de 2021, a 1.ª edição do Projeto Emergencial de Conservação e Multiplicação da Agrobiodiversidade (PECMAP), realizado pela Rede Sementes da Agroecologia (ReSA), se consagrou pela sua efetividade e alcance. Com a farta colheita, em julho deste ano foi aprovada a 2.ª edição da iniciativa, que segue até 2022.

E esse é o assunto do nosso 4.º episódio da Rádio Plantô, Brotô! O Projeto Emergencial, realizado pela ReSA, com o apoio do Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT/PR). A iniciativa que brotou em plena pandemia da Covid-19, para garantir a circulação e multiplicação de sementes crioulas entre dezenas de famílias agricultoras, realiza desde setembro a primeira de três etapas, com a distribuição de diversas variedades. Na 2.ª edição, estima-se que mais de 40 toneladas de espécies fornecidas por 200 famílias guardiãs sejam partilhadas, beneficiando ao todo cerca de 250 municípios paranaenses.

Nesse episódio, também falaremos sobre um fungo que causa grandes danos ao plantio de feijão, a antracnose, popularmente conhecida por cancro. Para nos ajudar a entender e controlar esse fungo, Lunamar Cristina, assessora técnica do CAPA-Verê (Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia), e do Movimento de Mulheres Camponeses, de Francisco Beltrão, e Luan Marcelino Morgan, agricultor e estudante de Agronomia, passaram dicas valiosas que vão ajudar a evitar esse problema.

Ouça essa edição acessando o link: Rádio Plantô, Brotô! - Ep. 4 

Rádio Plantô, brotô! É uma produção da Rede Sementes da Agroecologia, a ReSA, realizada em parceria com o Ministério Público do Trabalho no Paraná.

Produção e texto: Riquieli Capitani, Luiza Damigo e Natália Jardini
Locução: Riquieli Capitani e Geani Paula
Edição de áudio: Lucas Botelho - COOPERCOM - Cooperativa de Comunicação do Brasil de Fato Paraná
__

Edição: Lucas Botelho