Paraná

Pandemia

Paraná atinge marca de 40 mil mortes por Covid-19

Estado governado por Ratinho Junior é o terceiro com mais casos de contaminação em todo o país

Curitiba (PR) |
Mortes no Paraná representam cerca de 6,7% dos mais de 606 mil óbitos em todo o país - Rodrigo Felix Leal/ANPr

O Paraná atingiu, neste domingo (24), a marca de 40 mil mortes por Covid-19. O estado é o quarto do país com mais mortes, ficando atrás de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, muito mais populosos. O Paraná ainda é o terceiro estado com mais casos de contaminação confirmados. São pelo menos 1,54 milhão de pessoas contaminadas.

O estado tem conseguido reduzir a quantidade de casos e mortes com a vacinação da população. No Paraná, pelo menos 8,39 milhões receberam a primeira dose e 6,2 milhões tomaram as duas doses ou a dose única.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), são mais 747 casos confirmados e 53 mortes causadas pela Covid-19. Os números são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 1.538.812 casos confirmados e 40.022 mortos pela doença. De acordo com o boletim, 414 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados.

As mortes no Paraná representam cerca de 6,7% dos mais de 606 mil óbitos em todo o país. O estado só fica atrás de São Paulo, com 152 mil mortes, Rio de Janeiro, com 67,9 mil, e Minas Gerais, com 55,4 mil mortes.

Com relação aos casos, São Paulo atingiu 4,4 milhões, seguido por Minas Gerais, com 2,18 milhões. Por outro lado, esses estados são mais populosos que o Paraná. A população de São Paulo é de 46,6 milhões. Minas Gerais possui 21,4 milhões. Já o Paraná tem pouco mais de 11 milhões de habitantes, fazendo com que a proporção de contaminados por mil habitantes seja maior.

O pico de casos e mortes no Paraná aconteceu em junho de 2021. Até a metade do ano e com a vacinação lenta, o estado viu saltar o número de casos e mortes, principalmente por medidas do governo do estado que aumentavam a circulação de pessoas e diminuíam as medidas restritivas. Em junho, a taxa de transmissão do Paraná era a pior do País, segundo o portal Loft.Science, utilizado por pesquisadores da área.

Curitiba puxou casos no Paraná

A capital paranaense, Curitiba, puxou os números para cima. Ela é a sétima capital com mais mortes no país e fica na mesma posição em número de casos confirmados.

Edição: Lia Bianchini