Paraíba

FEMINISMO POPULAR

MTD realiza encontro de mulheres com foco no autocuidado

O objetivo do evento é fortalecer a estrutura de coordenação do movimento, a partir da integração das mulheres

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
As mulheres cuidam de todo mundo, mas quem cuida e cozinha para elas? - Luana Carolina

Nessa sexta-feira (22), o Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos, em parceria com a Fundação Margarida Maria Alves, está realizando um encontro com as mulheres das coordenações comunitárias dos bairros e ocupações urbanas de João Pessoa.

O encontro reúne cerca de 20 mulheres de diversas localidades da grande João Pessoa, assim como outros municípios do estado, como Alagoa Grande e Juarez Távora.  

O objetivo do encontro é fortalecer a estrutura de coordenação do movimento, a partir da integração das mulheres, assim como trabalhar o autocuidado, o autoconhecimento e a coletividade, através do primeiro ciclo de diálogo, realizado junto a Fundação Margarida Maria Alves, uma entidade fundada em 1994 e desde então, atuante na luta pelos conhecimento e acesso aos direitos.


Durante o Encontro de Mulheres do MTD. / Luana Carolina

"Entendemos a urgente necessidade de construir ferramentas e espaços que ajudem as mulheres a compreender seus desejos e necessidades, assim como criar os meios para o autocuidado em coletivo. O autocuidado das mulheres é mais que um discurso com finalidade comercial. Diante do atual momento de retrocesso político nas pautas das mulheres, é preciso retomar o significado dessa palavra. Pois o autocuidado feminino é parte da nossa estratégia de sobrevivência.", declarou a coordenação do MTD.


Encontro de Mulheres do MTD. / Luana Carolina

Na análise do MTD, as mulheres são sempre as primeiras afetadas em qualquer momento de crise. "Simone de Beauvoir já afirmava no século XX, que basta uma crise política, econômica ou religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados. A vigilância deve ser constante. O conjunto de crises no Brasil, desencadeou uma série de efeitos em todas as camadas de gênero,  desde o crescimento nos índices de violência doméstica à fragilização dos direitos econômicos e relacionados à saúde das mulheres", explicou. É essa constatação que faz com que o encontro realizado nessa sexta (22) reflita a situação das mulheres brasileiras que estão na linha de frente das comunidades sem apoio para passar pelos momentos difíceis de suas vidas.


Encontro de Autocuidado de Mulheres do MTD. / Luana Carolina


Elementos simbólicos presentes no encontro de mulheres do MTD-PB. / Luana Carolina

"Em geral, as mulheres são as cuidadoras, o apoio de um outro alguém, mas quem cuida da mulherada? É preciso construir entre nós, um processo educativo onde aprendamos a valorizar quem somos e pra isso, é preciso olhar para nós mesmas enquanto sujeitos coletivos e perceber nossas qualidades, mas também nossos defeitos, admirar nossas constâncias mas também as nossas contrariedades e como isso pode se transformar em luta coletiva e organizada que nos fortalece", explicou o MTD.

A proposta do encontro é se debruçar no autocuidado e na reflexão sobre o papel que as mulheres desempenham nas comunidades. "Para que com isso sejamos capazes de resistir e sobreviver a esse momento tão difícil. É preciso incluir as mulheres nos espaços de poder e na formulação de respostas ao conjunto de crises que vivemos, por isso afirmamos a construção de um Projeto Feminista e Popular para o Brasil", afirmou o setor de gênero do MTD na Paraíba.

Edição: Heloisa de Sousa