Reconhecimento

Radinho BdF recebe mais um prêmio e leva para casa troféu de comunicação da CNBB

Já pode pedir música: produção da Rádio Brasil de Fato ganhou três premiações jornalísticas nas últimas semanas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Sacola cheia: podcast infanto-juvenil do Brasil de Fato levou mais um troféu na temporada de premiações jornalísticas. - ©Evaristo Sá/ AFP

O programa Radinho BdF  e a jornalista Camila Salmazio, apresentadora da atração, ganharam o troféu Microfone de Prata (Rádio) da categoria entretenimento, na 53ª edição dos Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Além de comandar o projeto, Camila participou da concepção do podcast. Criado em abril de 2020, o Radinho nasceu com o objetivo de produzir conteúdo de qualidade durante o isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus

As edições abrem espaço para ouvir opiniões, análises e vivências das próprias crianças sobre temas importantes. Os assuntos,  normalmente abordados apenas da perspectiva adulta, recebem roupagem única, que vem impressionando jurados na temporada de premiações jornalísticas.

Salmazio avalia que o Brasil carece de programação para o público infanto-juvenil que inove e entenda "crianças e adolescentes como sujeitos com opiniões sobre tudo o que estão vivendo, não só aqueles assuntos que a gente acha que são de criança".

O prêmio concedido pela CNBB é o terceiro recebido pela equipe do Radinho BdF em menos de um mês. O programa também recebeu menção honrosa na edição deste ano do Prêmio Vladimir Herzog, pela reportagem Crianças refugiadas discutem no Radinho BdF o direito de migrar.

No final de setembro, a matéria O que é autoproteção e como cuidar do seu corpo? foi agraciada com o Prêmio de Comunicação Fundação José Luiz Egydio Setúbal na categoria “áudio”. A condecoração homenageia jornalistas e produtores de conteúdo que abordam questões de relevância sobre saúde da criança.

Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30 na Rádio Brasil de Fato e na Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Grande São Paulo). Todos os episódios estão disponíveis para ouvir e baixar de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. 

Prêmio CNBB

Os Prêmios de Comunicação da CNBB contemplam trabalhos que se diferenciam pelo serviço à dignidade humana e aos valores da solidariedade cristã. O objetivo é reconhecer boas práticas e iniciativas.  

Desde 1967, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) agracia trabalhos em comunicação de diversas áreas. Também participam da premiação produções de cinema, televisão, conteúdos para a internet e impressos.

Clique aqui para assistir a cerimônia deste ano do evento.

Edição: Leandro Melito