Paraná

Futebol masculino

Coluna | VAR e juízes vão decidir o Brasileirão?

Polêmicas de arbitragem marcaram confronto entre Flamengo e Atlético-MG pelo título

Curitiba (PR) |
Atlético MG e Flamengo, disputa além do campo - Foto: Pedro Souza/Atlético-MG

A rodada 27 (e outras) da Série A do Brasileirão foi marcada por polêmicas em relação aos árbitros e o uso do VAR. Só no último final de semana, há reclamações do Flamengo por anulação de um gol contra o Cuiabá, no Maracanã, em partida que terminou 0 a 0. E do Atlético Mineiro, que soltou nota oficial e teve pronunciamento de seu diretor de futebol, Rodrigo Caetano, por conta de um possível pênalti não assinalado na derrota para o Atlético Goianiense, em Goiás.

Os dois times são as equipes com mais chances de conquistar o campeonato e vivem uma verdadeira “guerra fria” nos bastidores. Na nota oficial do time mineiro, é cobrado que “sejam adotados os mesmos critérios da arbitragem em relação a lances praticamente idênticos”, referindo-se à jogada em que não foi dado pênalti para o time pelo árbitro Raphael Claus, mesmo chamado pelo VAR, enquanto houve penalidades a favor de Palmeiras e Fortaleza em lances bem parecidos.

Deixando claro contra quem é a reclamação, o time ainda solicita à CBF que: “Não escale nenhum árbitro do RJ (nem mesmo auxiliar do VAR) em jogos do Atlético, tampouco representantes de MG, em jogos do Flamengo. Registre-se que, dos últimos 16 jogos do Galo, 12 tiveram representantes da federação carioca nas funções de VAR, AVAR ou Observador do VAR.”

Já o técnico do rubro-negro, Renato Gaúcho, que também reclamou da arbitragem no último domingo, ao ser perguntado se a "pressão" dos dirigentes atleticanos pode ter influenciado de alguma forma a atuação da arbitragem, disse: "Briga de bastidores, de repente de desespero".

Na rodada anterior, o vice-presidente Jurídico do Flamengo, Rodrigo Dunshee de Abranches, já utilizara as redes sociais para pedir punição severa ao time mineiro porque, na rodada anterior, contra o Santos, o diretor de futebol do Galo teria chutado a cabine do VAR, no Mineirão. O que é negado pelos mineiros. Os dois times se enfrentam, no Maracanã, na 29ª rodada, numa verdadeira final do campeonato, mas, antes, a guerra nos bastidores promete esquentar ainda mais.

Edição: Lia Bianchini