Distrito Federal

Solidariedade

Hemocentro promove campanha para doação de sangue

Doadores podem fazer agendamento prévio.

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Doações de sangue tiveram um redução de 13% neste mês e para alguns tipos sanguíneos o estoque está em níveis críticos - Pedro Ventura/Agência Brasília

Para estimular a população a doar sangue, a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) prorrogou a campanha Linha Vermelha até o dia 28 de outubro. O projeto, lançando no mês de setembro, é uma parceria com o Taguatinga Shopping.

As doações de sangue tiveram um redução de 13% neste mês e para alguns tipos sanguíneos  o estoque está em níveis críticos, como O positivo e O negativo.

Para facilitar o processo de doação de sangue, um veículo identificado com a logomarca do Hemocentro, faz o percurso gratuito de ida e volta entre o shopping e a instituição, sempre às terças e quintas-feiras, às 9h e às 13h, do shopping para o Hemocentro, e às 12h e às 16h, no percurso inverso.

As doações podem ser agendadas pelo site Agenda DF. Para os doadores do tipo sanguíneo O negativo o agendamento, até o dia 30, está dispensado.

Para doar sangue, é preciso atender os seguintes requisitos: ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar em boas condições de saúde, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação, não fumar duas horas antes da doação e pelo menos três horas antes da doação, evitar alimentos gordurosos, como açaí, abacate, leite e seus derivados.

Para outras informações a recomendação é consultar o site do Hemocentro para saber se está apto a doar sangue.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Flávia Quirino