Paraná

Luta pela terra

Bispo fará inauguração de capela e Centro de Produção Agroecológica em Quinta do Sol (PR)

Evento acontece nesta sexta-feira, dia 22 de outubro, na comunidade Valdair Roque

Curitiba (PR) |
Construção da capela iniciou em dezembro de 2020 e é fruto de esforço coletivo - Foto: Arquivo MST

Nesta sexta-feira (22), a comunidade Valdair Roque, de Quinta do Sol, no Paraná, vai inaugurar a capela e o Centro de Produção Agroecológica Pinheiro Machado. O evento está marcado para início às 10h, na comunidade, e vai reunir membros da comunidade, autoridades religiosas, políticas e a sociedade civil em geral também está convidada. 

A construção da capela iniciou em dezembro do ano passado e é fruto do esforço coletivo de todas as famílias da Valdair Roque, do Padre José Carlos Kraus, da paróquia de Quinta do Sol, e de outras categorias da sociedade.

O Centro de Produção Agroecológica Pinheiro Machado é um espaço de produção comunitária da comunidade. Dele, vieram toneladas de alimento para as partilhas que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) vem realizando desde o início da pandemia. Além da partilha com a região urbana, os alimentos também são destinados para famílias recém chegadas na comunidade.

Paulo Sérgio de Souza, dirigente do MST da Região Noroeste do Paraná, explica que "o Centro de Produção tem o objetivo de ter produção 100% agroecológica e produzir alimento saudável. Que ele tenha o papel de ser um centro de referência de todos os camponeses e da sociedade”.

Em julho de 2020 , homens armados destruíram lavouras da horta comunitária da comunidade, que mais tarde, frente a estas agressões, transformou-se no Centro de Produção.


Centro tem o objetivo de ter produção 100% agroecológica  / Foto: Arquivo MST

O nome é uma homenagem ao Professor Luiz Carlos Pinheiro Machado, que faleceu no dia dois do mesmo mês de julho. Pinheirão, como era chamado, foi grande propagador da agroecologia, defensor das ideias socialistas e crítico do modelo de produção agrícola capitalista.

No evento desta sexta feira, estarão presentes o Bispo Dom Bruno Elizeu da Diocese de Campo Mourão e o Padre José Carlos, Padre Dirceu (CPT), um representante da Comissão Estadual de Conflitos Fundiários do Paraná (CEJUSC), os deputados estaduais José Lemos (PT) e Arilson Chiorato (PT) e o prefeito da cidade de Rio Branco do Ivaí, Pedro Taborda Desplanches (MDB)

Histórico da comunidade

O território em que o acampamento Valdair Roque está inserido fica na Fazenda Santa Catarina, de propriedade da Usina Sabarálcool, que acumula enorme passivo jurídico, com 964 ações trabalhistas somente na Comarca de Campo Mourão.

O descumprimento da função social das relações de trabalho levou o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) a manifestar interesse na área para destinação à Reforma Agrária, conforme prevê a Constituição Federal. Desde 2018, existe uma recomendação do Ministério Público Federal para que o Incra intervenha junto a este conjunto de ações e execuções trabalhistas para adquirir e destinar a área a famílias acampadas.

Edição: Lia Bianchini