Paraná

Edição 233

Editorial | Pelos direitos das novas gerações

É no futuro de nossas crianças que reside o futuro de nosso país

Curitiba (PR) |
Editorial da edição 233 do Brasil de Fato Paraná - Arquivo/EBC

Em cenários de instabilidade, guerras, desastres ou desigualdade social, crianças são as mais vulneráveis. No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) declara que é dever da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar os direitos referentes à vida, à saúde, à educação e à alimentação.

Estamos muito distantes disso enquanto sociedade. Cerca de quatro milhões de crianças e adolescentes são obrigadas a trabalhar para ajudar suas famílias a garantir recursos para sobreviver.

Neste ciclo, o que se perpetua é a situação de pobreza e pobreza extrema, ou seja, sem teto, sem comida e sem educação. Esse cenário é um dado concreto da realidade brasileira. Acentuado neste período de crise da pandemia, de ausência de políticas públicas do governo, de desemprego e fome.

Nesses três anos, vimos Bolsonaro se esforçar para afirmar sua realidade paralela, atacando o ECA, exibindo-se com crianças fardadas e com armas de brinquedo, afirmando em diferentes contextos um suposto benefício do trabalho infantil.

Por isso, precisamos reforçar o sentido da infância e lutar pela garantia dos seus direitos: o de brincar e sonhar, porque sabemos que é no futuro de nossas crianças que reside o futuro de nosso país.

Edição: Lia Bianchini