Paraná

Alep

Deputados do Paraná aprovam repasse de R$ 80 a famílias vulneráveis

Projeto assinado pelo Poder Executivo cria o Programa Estadual de Transferência de Renda no Paraná

Curitiba (PR) |
Projeto foi aprovado em primeiro turno, nesta terça (5) - Foto: Dálie Felberg/Alep

Foi aprovada em primeiro turno, na sessão plenária desta terça-feira (5), na Assembleia Legislativa do Paraná, a proposta que cria o Programa Estadual de Transferência de Renda (PETR). Assinado pelo Poder Executivo, o projeto prevê o valor de R$ 80 a famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica.

O PETR será executado com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza do Paraná, do Fundo da Infância e Adolescência e de quaisquer outros recursos destinados à segurança socioassistencial de sobrevivência e renda às famílias em situação de vulnerabilidade econômica. As despesas da Lei ficam condicionadas à disponibilidade orçamentaria e financeira estabelecidas nas leis orçamentárias anuais. Caberá à Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF) a coordenação e a gestão do Programa.

O projeto considera família em situação de vulnerabilidade econômica aquela com renda familiar mensal per capita caracterizada como extrema pobreza ou pobreza. Para ter acesso ao PETR, a família não poderá ser beneficiária do programa de transferência de renda federal, o Bolsa Família.

De acordo com o projeto, a concessão dos benefícios tem caráter temporário e não gera direito adquirido, devendo a elegibilidade das famílias para recebimento ser obrigatoriamente revista a cada 90 dias.

*Com informações da Comunicação da Alep.

Edição: Lia Bianchini