Paraná

Petrobrás

Coluna | Lições do passado, lições atuais

É possível construir um novo amanhã com fora Bolsonaro, energia, comida e água a preços justos

Curitiba (PR) |
Petrobrás completa 68 anos em 3 de outubro - Screenshot/Brasil de Fato

Em 3 de outubro, a Petrobrás completará 68 anos. Fruto de históricas lutas, sua mensagem é que a soberania nacional é um caminho mais sólido de conquista de direitos que parcela significativa da população jamais conheceria se não fosse defendida.

Lembremos das tantas campanhas de destinação dos recursos públicos e do Pré-Sal para a Educação. Há um poema de Brecht sobre as consequências de não participar da política, de não ter posição perante injustiças. São consequências vistas na juventude. Crises que milhões de jovens sentem.

Dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) demonstram que desde 2018 a população brasileira usa mais o fogão a lenha, e a situação vem se agravando. Isso causa incômodo, são decisões a favor uma pequena parcela, a que lucra, e não a que sofre os impactos. A Unicef também mostra catastrófica evasão escolar e as transformações nos lares brasileiros pelo aumento do custo de vida, e com trabalhos degradantes e mal remunerados. Comida, luz, água e o transporte também sobem.

Nas lutas populares, a juventude se destaca e traduz as mensagens da sociedade. Para o que está a nossa frente, os desafios continuam, e é possível construir um novo amanhã com fora Bolsonaro, energia, comida e água a preços justos e com dignidade.

*André de Souza - Educador popular da Assesoar e militante do Levante Popular da Juventude / Kamila Miott é Acadêmica de psicologia e militante do Levante Popular da Juventude. 

Edição: Lia Bianchini