Rio Grande do Sul

Solidariedade

Projeto Cultura Doadora realiza Semana da Doação de Órgãos entre os dias 26 e 1º de outubro

Programação especial de debates integra o chamado Setembro Verde, criado para sensibilizar sobre importância da doação

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O projeto Cultura Doadora preparou uma programação intensa para a Semana da Doação de Órgãos - Foto: Igor Sperotto

O projeto Cultura Doadora vai realizar a Semana da Doação de Órgãos, que ocorre entre 26 de setembro e 1º de outubro. Serão cinco painéis tratando dos diferentes aspectos sobre a doação, o transplante e a vida após o transplante. A Semana integra o Setembro Verde, criado para sensibilizar sobre a doação.

Os debates serão transmitidos pelo canal do Youtube da Fundação Ecarta. Confira, ao final da matéria, a programação completa.

Os diálogos vão reunir transplantados, pacientes em lista de espera, integrantes de famílias doadoras e equipes responsáveis por conversar com familiares após a morte encefálica de pacientes, para colocar a possibilidade de doação. Também será tema de debate o funcionamento das centrais de transplante e as listas de espera.

Na programação da semana está um diálogo com os coordenadores das Centrais de Transplantes dos três estados do Sul sobre os desafios do trabalho integrado ininterrupto para salvar vidas. O Rio Grande do Sul realiza transplantes de todos os órgãos transplantáveis, já foi líder em doação de órgãos no Brasil e atualmente ocupa o oitavo lugar. Dados de junho informam que 45.664 adultos e 865 crianças aguardam por transplante.

Também será realizado um curso para estimular a formação de Comissões Intra-Hospitalares para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdotts), que são equipes multiprofissionais da área de saúde, com a finalidade de organizar as rotinas e protocolos que possibilitem o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes dentro dos respectivos hospitais.

Outra proposta da programação é oferecer um panorama de como funcionam as Organizações de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO) nos hospitais que realizam transplantes, com a participação de representantes de seis OPOs do estado.

Transplantes reduziram na pandemia

O número de transplantes feitos pelo SUS em 2020 foi o menor em oito anos em decorrência da pandemia. A doação de órgãos de um paciente por morte encefálica salva até oito pessoas e dá qualidade à vida de outros pacientes. Apenas pacientes com morte encefálica são doadores de múltiplos órgãos e, do total de óbitos, apenas 2% têm morte encefálica. Mais de 40% dos familiares negam a doação de órgãos nos casos de morte encefálica, em geral, por desinformação.

“O Brasil é o segundo maior transplantador do mundo, atrás apenas dos EUA, mas há muitos desafios para qualificar e ampliar a rede que atua no Sistema Nacional de Transplantes”, observa o idealizador do projeto Cultura Doadora e presidente da Fundação Ecarta, Marcos Fuhr.

A abertura da programação ocorre no domingo (26), quando integrantes do projeto estarão no Brique da Redenção divulgando a importância de dialogar com familiares sobre a intenção de doar os órgãos para facilitar a decisão no momento do óbito. O projeto Cultura Doadora realiza atividades em parceria com o Conselho Regional de Medicina (Coren-RS), com a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (OPO1) e o Hospital São Lucas da PUCRS (OPO2).

Semana da Doação de Órgãos - 26/09 a 01/10

26/09 – Panfletagem na Redenção – das 10h às 14h.

27/09 -19h - Quando um sim salva vidas e ameniza dores.

28/09 - 16h - O papel da enfermagem no processo da doação e transplantes de órgãos.

29/09 - 13h às 18h - Curso de formação das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e tecidos para Transplantes (Cihdotts) – OPO1, OPO2 e Fundação Ecarta;
19h - Painel "Como se dá a captação de órgãos para transplantes no RS":
Porto Alegre – Santa Casa - Médica Fernanda Bonow
Porto Alegre – Hospital da PUC – Médica Luciana Miguel
Caxias - Hospital Pompéia – Médico Thiago Passanin
Passo Fundo – Hospital São Vicente de Paula – Médico Cassiano Crusius.
Rio Grande – Santa Casa – Médica Fernanda Almeida
Lajeado - Hospital Bruno Born – Médico Nelson Franco Barbosa Neto.

30/09 –13h30 às 18h - Curso de formação da Cihdott
19h – Painel: As Centrais de Transplantes da Região Sul do Brasil, suas estratégias e resultados. PR, SC e RS, com os coordenadores das Centrais de Transplantes do PR, Luana Alves Tannous (PR), Joel de Andrade (SC), Rafael Rosa (RS).

01/10 - 19h – Painel: A vida após o transplante de coração, fígado e pulmão em adultos e crianças.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira